Estiagem reduz entrega de fertilizantes no RS

Publicado em 20/02/2012 07:55
As entregas de fertilizantes no mercado gaúcho atingiram a 87,1 mil toneladas, em janeiro último, representando uma redução de 12,6% na comparação com igual mês de 2010, quando somaram 99,7 mil toneladas. A informação foi prestada pelo presidente do Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (Siargs), Torvaldo Antonio Marzolla Filho, ao explicar que a retração foi ocasionada, basicamente, pelo impacto negativo da estiagem no agronegócio. Com isto, o Rio Grande do Sul, que em janeiro de 2011 ocupava o quarto lugar entre os Estados-líderes no consumo de fertilizantes no país, caiu para a sétima posição, sendo superado respectivamente por Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul. O dirigente explicou também que, além da estiagem, as indústrias locais também estão sendo prejudicadas pela ‘guerra fiscal’, especialmente por força de um decreto do governo de Santa Catarina relativo à incidência do ICMS nas saídas de fertilizantes para o Estado vizinho. 

Recorde em 2011 
As entregas de fertilizantes efetuadas pelos fabricantes gaúchos no mercado do Rio Grande do Sul em todo o ano de 2011 totalizaram a 3,3 milhões de toneladas, o que significou um crescimento de 6,42% na comparação com 2010, quando foram entregues 3,1 milhões de toneladas – recorde histórico do setor, até então. No país, a expansão foi de 15,5% em 2011, pois as entregas somaram 28,3 milhões de toneladas, contra 24,5 milhões de toneladas em 2010.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Siargs

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário