TO busca novas tecnologias de irrigação para aumentar produtividade

Publicado em 12/03/2012 07:10
Durante sua visita a Espanha, os secretários da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, foram à Sevilha conhecer a tecnologia dos sistemas de irrigação na região.

Atualmente a irrigação tem um papel fundamental no processo de modernização da agricultura na Espanha. Praticamente todas as comunidades espanholas utilizam a irrigação na sua produção agrícola, o que consome aproximadamente 68% dos recursos hídricos do país.

Conhecer a experiência espanhola foi o objetivo da visita dos secretários à Comunidad de Regantes del Valle Inferior del Guadalquivir em Sevilha. Com uma área de 18.780 hectares irrigados, a comunidade é composta atualmente por 2.300 agricultores que cultivam, entre outros, milho, algodão e arroz utilizando a tecnologia de irrigação.

Segundo o secretário Café, o estado do Tocantins pode se beneficiar muito com o conhecimento adquirido ao longo do tempo pela Espanha. Em contrapartida, o Tocantins é hoje um estado de grandes oportunidades para empresas espanholas, principalmente àquelas que estejam interessadas em estabelecer parcerias locais para a transferência de tecnologia.

Hoje, no Tocantins, dois projetos são prioritários para o Governo do Estado: o São João e o Manuel Alves. Somente o projeto Manuel Alves, localizado no município de Dianópolis, abrange uma área total de 20 mil hectares, sendo que 13 mil hectares são potencialmente irrigáveis.

“Aproveitamos essa oportunidade para convidar a presidente da Comunidad de Regantes del Valle Inferior del Guadalquivir, Esther Jiménez Martínez, a ir ao Tocantins com o objetivo de ministrar a palestra“Perímetros Irrigados” durante a 12ª Agrotins, marcada para ocorrer de 8 à 12 de maio em Palmas”, afirmou Café.
Fonte: Sec. Agricultura do TO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com cenário desafiador atual das safras de soja e milho, é cada vez mais urgente a gestão eficiente da propriedade rural
Reta final da safrinha deve ser mais seca e afetar quem plantou milho mais tarde
Professor da UFV ensina como identificar a melhor tecnologia para agricultura digital diante de tanta oferta no mercado
Preços da soja nas máximas do ano devem estimular vendas no Brasil, diz analista
Leonardo, direto do estande da LS Tractor na Agrishow 2024, relaciona sua carreira na música com seu amor pelo agronegócio