TO busca novas tecnologias de irrigação para aumentar produtividade

Publicado em 12/03/2012 07:10
Durante sua visita a Espanha, os secretários da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, foram à Sevilha conhecer a tecnologia dos sistemas de irrigação na região.

Atualmente a irrigação tem um papel fundamental no processo de modernização da agricultura na Espanha. Praticamente todas as comunidades espanholas utilizam a irrigação na sua produção agrícola, o que consome aproximadamente 68% dos recursos hídricos do país.

Conhecer a experiência espanhola foi o objetivo da visita dos secretários à Comunidad de Regantes del Valle Inferior del Guadalquivir em Sevilha. Com uma área de 18.780 hectares irrigados, a comunidade é composta atualmente por 2.300 agricultores que cultivam, entre outros, milho, algodão e arroz utilizando a tecnologia de irrigação.

Segundo o secretário Café, o estado do Tocantins pode se beneficiar muito com o conhecimento adquirido ao longo do tempo pela Espanha. Em contrapartida, o Tocantins é hoje um estado de grandes oportunidades para empresas espanholas, principalmente àquelas que estejam interessadas em estabelecer parcerias locais para a transferência de tecnologia.

Hoje, no Tocantins, dois projetos são prioritários para o Governo do Estado: o São João e o Manuel Alves. Somente o projeto Manuel Alves, localizado no município de Dianópolis, abrange uma área total de 20 mil hectares, sendo que 13 mil hectares são potencialmente irrigáveis.

“Aproveitamos essa oportunidade para convidar a presidente da Comunidad de Regantes del Valle Inferior del Guadalquivir, Esther Jiménez Martínez, a ir ao Tocantins com o objetivo de ministrar a palestra“Perímetros Irrigados” durante a 12ª Agrotins, marcada para ocorrer de 8 à 12 de maio em Palmas”, afirmou Café.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura do TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário