Exportações brasileiras de matéria prima aumentam e soja, carne, açúcar e café estão entre as mais importantes

Publicado em 12/03/2012 11:50 e atualizado em 09/03/2020 16:29
A exportação brasileira de matérias-primas vem crescendo ano a ano. Uma notícia do Estado de S. Paulo desta segunda-feira mostrou que seis produtos são responsáveis por metade das vendas nacionais: minério de ferro, petróleo bruto, complexo de soja, carne, açúcar e café. Atualmente, estes itens são os responsáveis por 47,1% do valor exportado, contra a participação de 28,4% em 2006. 

Porém, essa dependência passa a preocupar a partir do momento em que o maior importador das matérias-primas brasileiras, a China, passa por um momento de transição. Na última semana, autoridades chinesas informaram um revisão da meta de crescimento para 7,5% ante a anterior de 8,5%. 

"Esse novo crescimento chinês ainda é expressivo para qualquer país, mas, nesse momento, cria um fato negativo para a cotação das commodities. Ao dizer que vai reduzir o ritmo de crescimento, a China diz, indiretamente, que vai comprar menos insumos.", disse o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

Veja mais informações e a notícia na íntegra clicando no link abaixo:

>> Seis produtos são responsáveis por metade das exportações brasileiras
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dreyfus projeta excedente global de açúcar menor em 2024/25
Agro SP Solidário: Agronegócio paulista promove campanha emergencial para o Rio Grande do Sul
ABBINS aguarda reunião conjunta do Congresso Nacional para votação de vetos que trata sobre o registro de insumos agropecuários
Argentina coloca em circulação nova nota de 10 mil pesos em meio a inflação galopante
Comissão organizadora da Fenasul Expoleite comunica a todos o cancelamento do evento