Atenção sojicultores: Liones Severo recomenda: ..."agora é hora de realizar!!!"

Publicado em 26/03/2012 17:03
O operador de mercado de soja Liones Severo volta a posicionar o mercado... só que agora a ordem "é realizar"...
SOJA - TEMPO DE REALIZAR
 
Quando escrevi, dia 14 de fevereiro passado, para apertarem os cintos que o mercado iria fazer uma decolagem de preços elevados e duradouros, me referia até o fim deste mes de março.
 
Estamos chegando ao final do mes de março e, de acordo com o desempenho histórico do mercado, está na hora de pular fora..., quem precisa vender soja, a partir de agora e até final de maio, sugiro aproveitar os preços até o final deste mes. Estou me referindo aos preços da Bolsa de Chicago e, eventualmente no componente ´premio`, conquanto o fator relação de moedas é completamente imprevisível, ainda que pareça estar se estabilizando entre 1,80 e 1,85 reais por dolar.
 
A etapa de influencia das quebras sulamericanas vence agora e uma nova etapa de formação de preços passa a ser infuenciada pelo plantio das lavouras de verão do hemisfério norte, mais precisamente das lavouras norte-americanas, com destaque para o mês de junho próximo. O mercado comprou os "rumores" das muitas estimativas de produção sul-americana e a próxima etapa a seguir será vender os "fatos". As certezas ou assertivas sobre os números finais já foram antecipadas nos últimos 2 meses.
 
Independente da produção de soja sul-americana ser a mais reduzida dos últimos anos, com grave consequencias para o suprimento mundial, ainda assim, a colheita em andamento na America do Sul deverá oferecer uma certa pressão de vendas.
 
Não está afastada a possibilidade de o mercado superar as atuais maiores altas, mas certamente será no médio ou longo prazo, quando uma nova avaliação dos prejuízos de suprimento poderão ser melhor medidos nos impactos causados aos mercados de consumo.
 
Importante notar que as perdas das lavouras sul-americanas, não se encerram nesta etapa e a recomposição dessas perdas deverão oferecer preços elevados por mais 2 ou 3 anos/safra. Apenas, teremos que, num futuro próximo, fazer as novas medidas de intervalos efetivos de atuação dos preços da Bolsa de Chicago.
 
 
Atenciosamente,
Liones Severo
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Liones Severo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Para boa ordem é uma sugestão. De qualquer forma o mercado de preços seguirá bem sustentado até o ultimo dia deste mes. Observação apenas que haverá um relatório no dia 30 de março, o que praticamente compromete o desempenho deste ultimo dia do mes. obrigado

    0