Adab discute metas e estratégias de prevenção contra Aftosa na Bahia

Publicado em 28/03/2012 13:44
Começa nesta quarta-feira (28), em Vitória da Conquista, a Reunião Técnica do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Estado da Bahia (PNEFA). O encontro reunirá coordenadores regionais, gerentes técnicos, coordenadores de programas e médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, para discutir estratégias para a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em 2012. A reunião acontecerá até o dia 30, no Auditório do Ministério da Agricultura, localizado à Rua Siqueira Campos s/n, no Bairro Recreio.

No primeiro dia do evento, o chefe do Serviço de Sanidade Animal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Edivaldo Santana, vai abordar as “Perspectivas do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa para o Estado da Bahia”. Em seguida o coordenador do Programa contra a Aftosa na Bahia, Antonio Maia vai falar sobre “Responsabilidade Técnica na Defesa Sanitária Animal Municipalizada”.

O Sistema de Integração Agropecuária também estará em discussão pela Assessora de Planejamento Estratégico, Maria Tereza Mascarenhas, Coordenador da Base de Dados da Defesa Sanitária Animal, Alexandre Uzeda, pela Assessora da Base de Dados da Defesa Sanitária Animal, Fernanda Mendonça e pelo Diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Ferreira Leal. Ainda no primeiro dia, encerrando a programação, o Médico Veterinário da Adab, Valentim Fidalgo vai tratar da “Atuação em Focos de Doença Vesicular”.

O segundo dia do encontro (29) vai começar com uma avaliação das ações educativo-sanitárias voltadas ao PNEFA em 2011. Dando continuidade ao evento, o coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Pacheco vai falar sobre o “Controle do Trânsito de Espécies Susceptíveis à Febre Aftosa na Bahia”. O “Monitoramento sorológico para avaliação da eficiência da vacinação contra Febre Aftosa na Zona Livre”, o plano de ação e o cronograma para esta etapa da vacinação também estarão em discussão.

Encerrando a programação, os participantes receberão informações sobre a “Vacinação no controle e prevenção da Raiva dos Herbívoros” do responsável técnico do PNCRH, José Neder Moreira Alves, e sobre a “Variação anual do número de propriedades e rebanho bovídeo na Bahia” por Rui Leal, diretor de Defesa Sanitária Animal. Ao final do encontro será feita a leitura da Carta do Fórum dos Coordenadores Regionais pelo coordenador de Feira de Santana, Aurino Soares.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura da BA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário