Bahia e China avançam nas negociações do setor agropecuário

Publicado em 17/04/2012 10:57
Uma delegação formada por 23 empresários e oito representantes do governo chinês, liderada pelo vice-governador da Província de Shandong, Cai Limin, está na capital baiana para conhecer oportunidades de investimento em setores promissores como o de agroindustrialização, mineração, infraestrutura, construção civil, tecnologia da informação, comércio, fármacos, energia e setor automobilístico. A vinda do grupo chinês à Bahia marca as comemorações dos 13 anos de irmandade entre o estado e a província, e reflete as missões que o governador Jaques Wagner, acompanhado dos secretários da Agricultura, Eduardo Salles, de Relações Internacionais, Fernando Schmidt, Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, e comitiva realizam todos os anos à República Popular da China.

Os louros dessa duradoura relação comercial foram colhidos nesta sexta-feira (13), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, durante rodadas de negócios entre empresários chineses e baianos. O segundo maior produtor de algodão do Brasil poderá firmar parceria “Joint Venture” com uma grande indústria têxtil da China. De acordo com o superintendente de Atração de Investimentos da Seagri, Jairo Vaz, a empresa The Administrative Committee of Jining National High & New Industrial Development Zone demonstrou interesse em estabelecer contato com uma grande liderança e produtor de algodão do oeste baiano, Ademar Marçal.

O vice-governador de Shandong afirmou que a palavra de ordem é ampliar as ações para o estreitamento comercial entre os dois estados, abrindo espaço para negócios em diversos setores, especialmente para as culturas do algodão, soja, frutas e frutos do mar. “Possuímos interesses em comum, ambos estamos em franco crescimento, e queremos trabalhar coletivamente, buscando o fortalecimento tanto da China quanto do Brasil. Por conta de tantas semelhanças, a cooperação entre nossos estados é extremamente relevante e temos certeza que o ambiente é de boas oportunidades de negócio”.

“As missões do governo baiano e a instalação de um escritório permanente em Pequim, que atua também no sentido de atrair investimentos para a Copa, ampliaram as possibilidades de negócio, tornando do Estado o principal destino de empresas chinesas interessadas no mercado brasileiro. A Bahia é o maior receptor de investimentos do gigante asiático. Essa estreita relação é fruto do empenho, envolvimento de ambos, construído ao longo dos últimos anos”, ressaltou o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

Divididos em áreas de interesses, os investidores participaram de workshops temáticos de Agronegócio, Energia, Infraestrutura e Construção, Mineração, Fármacos, Automobilístico, Tecnologia da Informação e Comércio. Esses encontros permitiram aos empresários tomarem pé de questões como custos de investimento, tributação, benefícios e situação dos mercados. As informações foram cruciais para que parcerias fossem conduzidas, a exemplo da Shandong Guanfeng Hi-Tech Seed Co Ltd, produtora de óleo de palma (dendê), interessada em instalar-se na Bahia.

“Estabelecida no Pará, a empresa pretende ampliar seu mercado, principalmente no Sudeste, na região de Jaguaquara. A intenção é prospectar área para implantar uma estrutura de produção para processamento de dendê”, explicou o superintendente da Seagri, que enalteceu o interesse dos chineses também na produção de seringueira, para instalação de uma indústria de processamento de borracha natural, e no plantio de madeira para a indústria moveleira.

Durante reunião com os secretários estaduais Eduardo Salles, Fernando Schmidt, o vice-governador de Shandong, Cai Limin, o presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, Wagner reafirmou os laços de irmandade entre a Bahia e a província chinesa, e ressaltou a oportunidade de aprofundar as relações bilaterais visando o equilíbrio entre importações, exportações e o desenvolvimento local. “As trocas comerciais e a industrialização em solo baiano nos interessam. Já estamos maduros nesse relacionamento para realizarmos negócios e intercâmbios comerciais produtivos. É possível exportar empresas e não só produtos, para que possamos ter fábricas aqui na Bahia”.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura da BA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário