Adiada reunião da subcomissão de terras brasileiras com estrangeiros para esta quarta-feira (9)

Publicado em 08/05/2012 13:58
Adiada reunião da subcomissão, que avalia aquisição de terras brasileiras por estrangeiro, para amanhã, quarta-feira (09/05), às 14h, na presidência da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). O presidente do colegiado, deputado federal Homero Pereira (PSD-MT) informa que atendeu à solicitação do relator, deputado federal Beto Faro (PT/PA). "Faro pediu o adiamento para aguardar uma manifestação do governo federal, que ele afirma, deve ocorrer até amanhã", explicou o parlamentar.
 
Homero não pretende mais prorrogar a votação do relatório. De acordo com ele, o prazo para encerrar os trabalhos da subcomissão esgota este mês. “Estamos há vários meses aguardando um posicionamento do Palácio do Planalto, o que não ocorreu até o momento. Temos um prazo regimental que é preciso respeitar, não podemos mais protelar”, disse o parlamentar.  
 
Após 180 dias de discussão, iniciada em junho de 2011, a subcomissão foi reinstalada no dia 14 de março com previsão de encerrar o funcionamento em 60 dias, em razão, conforme o presidente, da necessidade de aguardar uma posição do governo federal, que havia manifestado o interesse de contribuir com o relatório.
 
Em Reunião ocorrida no dia 12 de abril, o sub-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Paulo Argenta, garantiu enviar proposta, em 15 dias, para modernização da Lei 5.709/71, que rege aquisição de terras brasileiras por estrangeiro, à subcomissão.  
 
Propostas: A proposta apresentada pelo deputado Faro, limita em 100 módulos fiscais, não ultrapassando a 5 mil hectares, para a compra de terras por empresas nacionais controladas por capital estrangeiro. Este item não tem consenso na subcomissão.
Em outro projeto, de autoria do deputado Homero, propõe que o critério de limite do capital seja pela finalidade e capacidade de induzir o desenvolvimento de uma região e não em sua origem.
Já entre pontos de consenso das duas proposições destacam-se: vedar aquisições por ONGs, estatais e fundos soberanos;   transição para os negócios iniciados antes da publicação do parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) de 23/08/2010, mas não concretizados; controle da informação, limite de aquisição por município; e a  permissão para que imóveis seja utilizados como garantia real de financiamento.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Dep. Homero Pereira

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário