Maioria dos produtores de Canarana já utiliza sistema de integração lavoura-pecuária

Publicado em 17/05/2012 14:33
Em Canarana, região leste do estado, os produtores rurais utilizam o sistema de integração entre lavoura e pecuária para otimizar as áreas. O delegado coordenador da Aprosoja no município, Oldair Sangaletti, afirma que a grande maioria dos produtores utiliza o sistema. “Cerca de 80% dos produtores rurais fazem isto por aqui”, afirmou Sangaletti.

A família dele, que trabalha na atividade agropecuária em Mato Grosso desde 1981, sempre utilizou a integração lavoura-pecuária. “A pecuária é uma atividade com menor rentabilidade, mas nos dá segurança para investir nas lavouras de soja e milho”, comentou Sangaletti.

“Nós podemos dizer que é o sistema ideal de produção, pois alia a criação de gado e o cultivo de grãos, aproveitando a terra durante todo o ano”, destacou o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, durante o Circuito Aprosoja realizado em Canarana, nesta quarta (16).

De acordo com o gerente técnico da Aprosoja, Nery Ribas, o sistema de integração lavoura-pecuária aproveita melhor a terra, os maquinários e também os funcionários. “O produtor tem duas receitas durante o ano e ainda agrega melhorias orgânicas ao solo. Ou seja, dá suporte à produção de soja e de milho e melhora o solo para o pasto”, explicou.

Segundo dados do município, Canarana plantou nesta safra 150 mil hectares com soja e, para a safra 2012/13, está projetando uma área de 185 mil hectares. O rebanho bovino chega a 260 mil cabeças.

Parcerias – O Circuito Aprosoja percorre durante esta semana a região leste de Mato Grosso. O ciclo de palestras é uma parceria da Aprosoja com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e tem o patrocínio da Intacta, Syngenta, Basf, Banco do Brasil e Sicredi.
Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista