Maioria dos produtores de Canarana já utiliza sistema de integração lavoura-pecuária

Publicado em 17/05/2012 14:33
Em Canarana, região leste do estado, os produtores rurais utilizam o sistema de integração entre lavoura e pecuária para otimizar as áreas. O delegado coordenador da Aprosoja no município, Oldair Sangaletti, afirma que a grande maioria dos produtores utiliza o sistema. “Cerca de 80% dos produtores rurais fazem isto por aqui”, afirmou Sangaletti.

A família dele, que trabalha na atividade agropecuária em Mato Grosso desde 1981, sempre utilizou a integração lavoura-pecuária. “A pecuária é uma atividade com menor rentabilidade, mas nos dá segurança para investir nas lavouras de soja e milho”, comentou Sangaletti.

“Nós podemos dizer que é o sistema ideal de produção, pois alia a criação de gado e o cultivo de grãos, aproveitando a terra durante todo o ano”, destacou o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, durante o Circuito Aprosoja realizado em Canarana, nesta quarta (16).

De acordo com o gerente técnico da Aprosoja, Nery Ribas, o sistema de integração lavoura-pecuária aproveita melhor a terra, os maquinários e também os funcionários. “O produtor tem duas receitas durante o ano e ainda agrega melhorias orgânicas ao solo. Ou seja, dá suporte à produção de soja e de milho e melhora o solo para o pasto”, explicou.

Segundo dados do município, Canarana plantou nesta safra 150 mil hectares com soja e, para a safra 2012/13, está projetando uma área de 185 mil hectares. O rebanho bovino chega a 260 mil cabeças.

Parcerias – O Circuito Aprosoja percorre durante esta semana a região leste de Mato Grosso. O ciclo de palestras é uma parceria da Aprosoja com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e tem o patrocínio da Intacta, Syngenta, Basf, Banco do Brasil e Sicredi.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário