Aprosoja Brasil quer fortalecer entidades nos estados

Publicado em 23/05/2012 07:13
Representando estados que juntos são responsáveis por 60% da produção de soja no Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) empossa nesta terça (22) a diretoria que atuará no próximo biênio (2012/14). Glauber Silveira será reconduzido ao cargo de presidente da Aprosoja Brasil juntamente com os vice-presidentes estaduais, entre eles está o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Carlos Fávaro. A sede da Aprosoja Brasil é em Brasília.

O vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Ricardo Tomczyk, também compõe a nova diretoria da Aprosoja Brasil, no cargo de conselheiro fiscal.

Glauber Silveira destaca que hoje sete estados brasileiros estão associados e o principal desafio da nova gestão será estruturar e fortalecer todas as associações vinculadas à Aprosoja Brasil.

Exemplos do sucesso do modelo inovador e arrojado de associativismo que a Aprosoja vem desenvolvendo são os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul que se destacam pelos avanços já apresentados. Fundada em 2005, a Aprosoja Mato Grosso, presidida por Carlos Fávaro, é a responsável pela fundação da Aprosoja Brasil e da Aliança Internacional de Produtores de Soja (ISGA), alcançando reconhecimento nacional e internacional com efetiva participação nas discussões que atingem diretamente os produtores.

No Rio Grande do Sul, a entidade também fundada em 2005, conta com núcleos regionais, e já tem alcançado em nível estadual e nacional reconhecimento como bom exemplo de associativismo. Dentre as suas iniciativas em prol dos produtores rio-grandenses destacam-se as ações coletivas de inconstitucionalidade contra cobrança indevida de royalties. A entidade é presidida atualmente por Ireneu Orth.

Em franca expansão, o Mato Grosso Sul, por meio da Aprosoja MS presidida por Almir Dalpasquale, tem se destacado pela sua estruturação e ações, que desde o ano passado é impulsionada pela criação do Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS (FUNDEMS). Os recursos possibilitaram a execução de projetos de grande relevância para o Mato Grosso do Sul como Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio de MS (SIGA MS) e o Sistema de Indicadores Econômicos para as Cadeias Produtivas do Milho e da Soja em MS.

Em fase de fortalecimento institucional estão os estados da Bahia, Piauí, Pará e Rondônia, sendo que no Pará neste ano já teve início a criação de núcleos de produtores, uma passo importante para a consolidação da associação estadual. Estados como Goiás, Paraná, São Paulo e Minas Gerais contam com líderes do setor representando a Aprosoja Brasil.

Confira abaixo a nova diretoria da Aprosoja Brasil biênio 2012/14

Presidente: Glauber Silveira da Silva - APROSOJA-MT

Vice-Presidente: Cristiano da Silva Bortolotto - APROSOJA-MS

Vice-Presidente: Carlos Henrique Baqueta Favaro - APROSOJA-MT

Vice-Presidente: Ireneu Orth - APROSOJA-RS

Vice-Presidente: VanirAntonioKolln - APROSOJA-BA

Vice-Presidente: Adonirã Luiz Lavoratti - APROSOJA-PA

Vice-Presidente: Sérgio Luís Bortolozzo - APROSOJA-PI

Vice-Presidente: Nadir Ciro Comiran - APROSOJA-RO

1º Diretor Administrativo: Pedro Reus Ribeiro Nardes - APROSOJA-RS

2º Diretor Administrativo: Altair DomingosFianco - APROSOJA-PI

1º Diretor Financeiro: AlmirDalpasquale - APROSOJA-MS

2º Diretor Financeiro: João Carlos Diel - APROSOJA-MT

Conselho Fiscal

Adair Menegol - APROSOJA-RO

ValdecirZuffo- APROSOJA-PA

Juarez JoãoLondero - APROSOJA-RS

Ricardo Tomczyk - APROSOJA-MT

LucianoMuzzi Mendes - APROSOJA-MS

RudelviSenairBombarda - APROSOJA-BA
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário