Em São Paulo, preços pagos ao produtor caem 0,41%‎

Publicado em 29/05/2012 10:38 361 exibições
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural em um período de quatro semanas, caiu 0,41% na terceira quadrissemana de maio, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. O índice geral foi negativamente influenciado pelos preços do grupo de produtos de origem animal que recuou 2,98%.
Entre os 18 produtos analisados, sete apresentaram queda de preços (quatro do setor vegetal e três da área animal), enquanto 11 tiveram alta (oito do setor vegetal e três do segmento animal). As quedas mais significativas ocorreram nos preços dos ovos (12,85%), da laranja para mesa (11,27%), do milho (9,50%) e da carne de frango (5,28%). No caso da laranja para mesa, existe a expectativa de queda dos preços no mercado interno, devido à aproximação do início da safra, numa conjuntura de preços também em queda do suco de laranja no mercado internacional e relacionada à entrada de outras frutas, inclusive cítricas (como as tangerinas).
A maior oferta de milho neste final de safra e as pressões para que os produtores realizem vendas para honrar compromissos, com o fim dos prazos dos financiamentos, levaram à maior disponibilidade do produto e à queda dos preços internos.
As altas mais expressivas foram verificadas nos preços do tomate para mesa (53,81%), da batata (19,06%), do arroz (8,88%), da soja (8,61%) e da carne suína (6,65%).

Com informações do Globo Rural. 
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário