Mercado de café: Diferenciais em tendência de ajuste

Publicado em 10/06/2012 19:55 e atualizado em 06/06/2013 17:12
*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

DIFERENCIAIS EM TENDÊNCIA DE AJUSTE

Pela primeira vez desde 2008 a China corta sua taxa de juros, e ao mesmo tempo dá mais liberdade ao setor bancário para fazer empréstimos.

O mercado gostou da novidade e bolsas de ações e índices de commodities fecharam a semana em território positivo.

Por outro lado o sinal é de que a economia chinesa está tendo um crescimento pior do que se espera – alguns analistas apostam em menos de 7% em 2012. Da mesma forma os dados do PIB brasileiro mostraram um enfraquecimento no primeiro trimestre do ano, e na Índia a economia está longe da performance positiva vista em anos recentes. Ou seja, os BRIC que serviram de fonte de ânimo para muitos investidores, estão patinando.

Na Europa a declaração do primeiro-ministro espanhol sobre a necessidade de recapitalização dos bancos reflete que os líderes não têm muito mais para onde fugir. A revista “The Economist” desta semana pega pesado colocando a responsabilidade de “salvar o planeta” nas costas da primeira-ministra alemã, Angela Merkel.

Em uma semana de dois feriados na Inglaterra, e um no mundo cristão o café em Nova Iorque voltou a fazer novas mínimas, e Londres viu finalmente fundos reduzirem um pouco as suas posições compradas.

Dados de exportações brasileiras de maio divulgados pelo CECAFÉ mais uma vez comprovam um volume acima de 2 milhões de sacas, para a decepção dos altistas – ainda que não seja surpresa.

O destaque de embarques maiores, fora Vietnã, tem sido Honduras que no atual ano-safra incrementou suas exportações em 24.6% para um total de 3,97 milhões de sacas entre outubro e maio.

No físico os diferenciais do arábica para praticamente todas as origens enfraqueceram nos últimos dias, muito embora a negociação em geral é pequena. Para não dizer que não houve ofertas mais altas, cafés da África tem se mantido um pouco mais firmes, ajudados levemente por uma procura timidamente melhor.

A tendência de baixa que temos acompanhado dos diferenciais para o “C”, que hoje estão mais próximos de seus níveis históricos como não víamos há 3 anos), é um fator que assombra aqueles que continuam crendo em uma recuperação rápida do terminal.

Parece que só mesmo os fundos vendidos em NY com uma possível cobertura de suas posições é que trarão algum alento para os que estão apostando na alta. Ou então uma onda de frio que assuste os baixistas.

A tendência de baixa continua intacta tecnicamente falando, mas por ora acho que o mercado deve respeitar os US$ 150 centavos por libra.

Uma excelente semana a todos e muito bons negócios.
Rodrigo Costa* 

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário