Comissão da Câmara aprova compra de terras por estrangeiros

Publicado em 14/06/2012 08:03
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (13) o relatório que permite a aquisição de grandes extensões de terras por empresas brasileiras controladas por estrangeiros. O limite atual é de até 100 módulos ficais. O relatório substitutivo do deputado Marcos Montes (PSD-MG) foi aprovado há três semanas na subcomissão criada para tratar do assunto. 

O texto propõe que empresas brasileiras com capital estrangeiro sejam tratadas como empresas nacionais, sem limite para aquisição de terras. As empresas e pessoas físicas estrangeiras, que atualmente têm limite de aquisição de 100 e 50 módulos fiscais, respectivamente, passam a poder adquirir até um quarto da área do município onde se encontra a propriedade rural.

A proposta também dispensa autorização ou licença do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para aquisição por estrangeiros de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais e arrendamento de até dez módulos fiscais. A legislação atual estabelecia o limite de até três módulos de exploração indefinida. 

A aquisição de terras por organizações não governamentais (ONGs) com capital estrangeiro ou sede fora do Brasil, que não é mencionada na legislação atual, é vedada na nova proposta. Com a aprovação, o relatório será transformado em projeto de lei e distribuído para análise de outras comissões para, então, ser votado no Congresso Nacional.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Augusto Mumbach Goiânia - GO

    Opa!!! Que bacana, hein? O agricultor brasileiro vê suas terras sendo tomadas por uma legislação florestal apadrinhada por ONGs estrangeiras o que tem debilitado economicamente o produtor rural, obrigando alguns a vender o que sobra. Enquanto isso, é liberada a compra de terras por estrangeiros. Estrangeiro não tem que comprar terra. Estrangeiro tem que comprar floresta para eles ficarem olhando os passarinhos, as onças, os peixinhos, as arvorezinhas, as florzinhas e os veadinhos. Sem derrubar nada. E viva a hipocrisia ambiental. E viva a imbecilidade do povo brasileiro. Essas reservas que estão sendo formadas em nosso país de cegos, quando faltar comida no mundo, serão todas desmatadas... POR ESTRANGEIROS. E o brasileiro imbecilóide vai ficar vendo navios.

    0