Entidades e governo discutem Plano Nacional de Armazenagem

Publicado em 15/06/2012 07:32
O Grupo de Trabalho da Armazenagem, constituído por representantes do governo, entidades do setor e iniciativa privada, criou uma comissão que fará um diagnóstico da situação da armazenagem no país. A iniciativa foi proposta e acolhida pelos integrantes do GT durante reunião nesta quinta-feira, dia 14 de junho, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

Os dados subsidiarão a construção do Plano Nacional de Armazenagem que visa minimizar os gargalos da estocagem, uma vez que o país tem uma capacidade de armazenamento aquém do tamanho da safra e boa parte das unidades não tem condições de armazenar os grãos pelo período necessário sem comprometer a qualidade. A comissão tem prazo de 30 dias para realizar o levantamento, traçar cenários e, num segundo momento, definir estratégias e metas.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o potencial total dos 17.960 armazéns existentes no Brasil está próximo dos 142 milhões de toneladas. Pelas projeções, levando-se em conta o nono levantamento da safra 2011/12, divulgado pela Conab no início deste mês, a produção total é de 161,23 milhões de toneladas.

A expectativa do coordenador do Serviço de Infraestrutura, Logística e Aviação Agrícola do Mapa, Carlos Alberto Nunes Batista, é de que seja cumprido o cronograma para o desenvolvimento do Plano Nacional de Abastecimento. O GT da armazenagem foi instituído em maio, por meio da Portaria nº 379/2012.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário