Militantes do MST invadem estande da CNA na Rio +20

Publicado em 21/06/2012 15:55 e atualizado em 21/06/2012 18:39
Policiais e seguranças entraram em confronto nesta quinta-feira (21) com militantes do Movimento dos Sem Terra (MST) durante uma tentativa de invasão no estande da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na Rio +20, localizado no Pier Mauá.

Durante o tumulto, jornalistas e seguranças ficaram feridos e todos os eventos do estande da CNA na Conferência foram suspensos.

Segundo informações do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado - divulgadas pelo Portal Olhar Direto - a invasão foi rápida e alguns líderes mais exaltados tentaram destruir a maquete elaborada pela CNA que reproduz uma fazenda com produção sustentável e ambientalmente correta.

Em entrevista ao Jornal do Brasil, a maranhense Divina Lopes, militante do MST, afirmou que o objetivo do protesto é impedir que alimentos transgênicos e agrotóxicos continuem a ser utilizados 'de forma inconsequente'. "O Brasil é a nação que mais utiliza produtos químicos nas lavouras, o que é lamentável. Cerca de 70% do material aplicado nas plantações vai para a terra e para as águas".

A passeata dos Sem Terra, chamada Marcha da Agroecologia, contou com 3 mil participantes e, após a confusão, seguiu em direção à Central do Brasil.

Com informações Jornal do Brasil e Portal Olhar Direto

CNA - NOTA DE REPÚDIO

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vem a público manifestar o seu repúdio aos tristes episódios ocorridos na manhã desta quinta-feira, dia 21 de junho, quando o Espaço AgroBrasil, que lidera no Pier Mauá, um dos espaços oficiais da Rio+20, foi invadido por cerca de 200 manifestantes.

Rejeita a violência do grupo que  portava cartazes do Movimento dos Sem Terra (MST), além de materiais de outros movimentos não identificados.

Lamenta os atos de vandalismo que danificaram parte das instalações, especialmente uma maquete que reproduz as várias técnicas de agricultura de baixo carbono, além de uma Área de Preservação Permanente (APP), conforme fotos disponibilizadas no link:  https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor/

Por esse motivo, protesta mais uma vez frente ao preconceito contra um setor que utiliza apenas 27,7% do território do país para produzir alimentos de forma sustentável, preservando 61% do Brasil com cobertura vegetal nativa. 

A CNA considera inaceitável que manifestações antidemocráticas como estas ainda tenham lugar em um evento como a Rio+20, onde os povos e as nações buscam o entendimento e a convergência para um mundo melhor, sempre respeitando a diversidade de ideias.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas + CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indústria de máquinas e equipamentos tem queda de 27% na receita em março
Motor remanufatutado em máquinas agrícolas é alternativa de economia para o produtor rural
Área plantada com beterraba sacarina cresce na UE, mas doença ameaça lavoura
Bionematicidas movimentam mercado bilionário no Brasil
Vale e Caterpillar assinam acordo para testar caminhões elétricos e estudar etanol