Agronegócio: União Europeia busca tecnologias desenvolvidas pelo Brasil

Publicado em 22/06/2012 08:35
Encontro reforça reconhecimento internacional das pesquisas realizadas pela Embrapa.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, assinou protocolo de intenções para estabelecer diálogo sobre agricultura e desenvolvimento rural entre Brasil e o bloco europeu, nessa quinta-feira, 21 de junho, na Embrapa Solos. A assinatura foi feita em conjunto com o comissário da União Europeia responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos.

O objetivo do documento é promover o entendimento e cooperação técnica bilateral no campo agropecuário e estabelecer canais de comunicação para fortalecer o intercâmbio de informações e facilitar a resolução de problemas.

A cooperação ainda prevê o compartilhamento de pesquisas em produção agrícola, pecuária e floresta – o que, no caso do Brasil, reforça a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no cenário internacional no desenvolvimento tecnológico na área agrícola. “É um trabalho conjunto no combate à fome e à miséria. Colocamos a Embrapa, uma referência em pesquisa neste segmento, à disposição para auxiliar no aumento de produção e preservar o meio ambiente”, afirmou Mendes Ribeiro Filho.

Segundo o memorando, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil e da Direção Geral para Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia poderão estabelecer grupos de trabalho em temas específicos, exceto aos relacionados às questões sanitárias e fitossanitárias, bem-estar animal e posse da terra.

Dacian Ciolos afirmou que é de interesse da União Europeia investir na parceria com o Brasil. Ele reforçou a necessidade de aprofundar as relações e que estão abertos a negociações. Este é o segundo encontro entre o comissário e o ministro, que haviam se reunido antes em janeiro deste ano, em Berlim.

China

Mendes Ribeiro Filho também se reuniu nessa quinta-feira com o ministro da Agricultura da China, Han Changfu. O representante do governo chinês apresentou propostas relativas ao apoio científico e tecnológico, visando soluções na produção agrícola, além de sugerir investimentos em projetos do agronegócio, para reduzir custos e aumentar a produção.

A parceria ainda seria focada em ações conjuntas e integradas nos fóruns internacionais, como Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Han Changfu também fez convite a Mendes Ribeiro Filho para que participe do primeiro Fórum de Ministros da Agricultura entre Países da América Latina e China, em data a ser definida.

O ministro aceitou participar da reunião do fórum e colocou técnicos da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Mapa para detalhar e discutir as ações propostas pelo governo chinês. Mendes e Changfu devem marcar um novo encontro no segundo semestre deste ano.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário