Te Mexe, Produtor: Movimento em Santo Ângelo acontece nesta sexta-feira (29)

Publicado em 29/06/2012 09:29 e atualizado em 29/06/2012 10:08
O Notícias Agrícolas deverá transmitir todo movimento direto do centro de Santo Ângelo, a partir das 10h. O jornalista João Batista Olivi fará entrevistas com os participantes do protesto para o programa Mercado & Cia
Nesta sexta-feira (29), acontece em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, o movimento Te Mexe, Produtor, organizado pelo Sindicato Rural da cidade, a partir das 10h (horário de Brasília). Já há 150 tratores posicionados na avenida Brasil, no centro do município, para dar início ao ato de protesto. 

Cerca de 109 prefeituras da região Noroeste do estado, mais o comércio, a indústria e os bancos fecharão suas portas das 10h ao meio dia e sirenes serão tocadas como forma de protesto diante da situação calamitosa em que se encontra a região Missioneira do Rio Grande do Sul. 

A área é marcada pela alta e expressiva produção agrícola e foi profundamente afetada pela seca desde a safra de verão e que se estende. A estiagem teve início no verão dizimou a produção de grãos e das cerca de 13,5 milhões de toneladas de soja que deveriam ter sido colhidas não foi possível salvar mais de 5,5 milhões em todo o estado. 

O que os produtores rurais gaúchos pedem ao Governo Federal nada mais é do que prazo. Prazo para poderem conseguir uma lavoura futura, com isso renda e, consequentemente, condições de pagar suas dívidas atrasadas. 

Nesta segunda-feira (2), vencem os financiamentos de custeio, e ainda enfrentam o problema da cobrança das dívidas da crise de 2004, ano em que aconteceu uma seca tão séria quanto a deste ano, comprometendo a safra da mesma maneira. 

As dívidas desta safra (2004) estão em execução das garantias, ou seja, está acontecendo a tomada de terras dos produtores. Vários leilões de arresto de bens estão "pipocando" na imprensa regional para desespero dos produtores rurais. 

O Notícias Agrícolas deverá transmitir todo o movimento direto do centro de Santo Ângelo, a partir das 10h. O jornalista João Batista Olivi fará entrevistas com os participantes do protesto para o programa Mercado & Cia, que começa 12h20, e também é transmitido pelo nosso site. Acompanhe. 
Por: Carla Mendes e João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece