IqPR registra alta de 1,32% na segunda quadrissemana de agosto em SP

Publicado em 22/08/2012 11:19
O IqPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista, que mede os preços pagos aos produtores, registrou alta de 1,32% na segunda quadrissemana de agosto, afirmam os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Separados em grupos de produtos, tanto o IqPR-V (produtos de origem vegetal) quanto o IqPR-A (produtos de origem animal) apresentaram variações positivas, respectivas de 1,07%  e 0,74%. Em comparação com a primeira quadrissemana de agosto, o IqPR subiu 0,46 ponto percentual, . 

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, tanto o IqPR como o IqPR-V continuam positivos e fecham em 3,77% e 5,67%, respectivamente.

De acordo com Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti , José Alberto Angelo e Luis Henrique Perez, autores da pesquisa, os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na segunda quadrissemana de agosto foram: tomate para mesa (45,39%), carne suína (28,87%), milho (19,49%), soja (13,20%),  trigo (8,90%) e café (8,55%).

No tomate para mesa, a alta pode ser explicada pelas variações no clima (chuvas em determinados períodos e baixas temperaturas seguidas de estiagem) que reduziram a oferta nas regiões produtoras, provocarado a acentuada elevação de preços.

Para a carne suína, reajustes nos preços da ração animal (principalmente milho e farelo de soja) foram repassados pelos produtores, elevando os preços por eles recebidos. Especulações relacionadas a uma reduzida oferta de animais e à abertura do mercado russo também justificam a elevação das cotações no mercado de cevados.

As altas das cotações do milho são reflexos da seca que ocorre nos Estados Unidos, com previsão de queda naquela que seria a maior produção americana, segundo o USDA/EUA. Isso vem permitindo o aumento dos preços internos com expectativa de incremento nas exportações.

Já os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nesta quadrissemana foram: batata (19,42%), feijão (14,71%), banana nanica (3,03%) e laranja para mesa (1,86%).

O excesso de oferta (devido à coincidência de safra paulista e mineira) fez o preço da batata despencar, levando produtores a reduzirem o ritmo da colheita para tentar segurar as cotações.

A entrada dos últimos lotes da safra da seca do feijão com qualidade prejudicada pelas chuvas e o início da safra de inverno (irrigada) provocou a redução de seus preços, que mesmo assim continuam elevados aos consumidores, inibindo a demanda.

Os preços da banana nanica podem estar apresentando redução em função da grande oferta de laranja a baixos preços (a gradativa elevação das temperaturas voltam a estimular o consumo de ambas as frutas).

Mesmo com as exportações paulistas de sucos de laranja (concentrado e não concentrado) terem crescido 9,7% no período de janeiro a julho de 2012, em relação a igual período do ano anterior, somando US$ 640 milhões, e o volume exportado praticamente estável (716 mil toneladas), não aliviou a situação dos produtores de laranja, devido ao atraso na compra e processamento do suco pelas indústrias (operando com estoque alto), deixou poucas alternativas para o citricultor, enviando esta fruta para o mercado in natura, causando diminuição do preço da laranja para mesa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário