Imprensa internacional destaca proximidade de Lula e Dirceu

Publicado em 10/10/2012 16:14
Para o 'New York Times', Joaquim Barbosa emerge como 'espécie de herói' do julgamento; jornal americano contrasta a tentativa de Dilma de se mostrar como líder que combate a corrupção enquanto evita falar do caso.

Acondenação dos petistasJosé Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) repercutiu na imprensa internacional.

O jornal americanoThe New York Times chama o mensalão de "possivelmente o maior escândalo de corrupção do Brasil". 

A publicação, que chama de lendária a corrupção no sistema político do País, classifica o julgamento como uma "rara ruptura" na responsabilização de políticos. 

ONew York Times lembra que José Dirceu estava entre as mais importantes figuras políticas do Brasil à época da eclosão do escândalo, em 2005, e diz que a votação que o condenou por corrupção ativa foi um ponto-chave do julgamento. 

Para oTimes, a presidente Dilma Rousseff evita comentar o caso ao mesmo tempo que tenta sedimentar a imagem de uma líder que combate a corrupção. Ainda assim, seu "partido (PT) está às voltas da ressonância do julgamento na sociedade". 

Para a publicação americana, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, emerge como uma espécie de "herói político" nos acontecimentos. 

O jornal francês Le Monde ressaltou a proximidade de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A publicação descreve o mensalão como um extenso sistema de compra de votos no Parlamento nos anos iniciais do governo Lula.

Já o El Pais, da Espanha, destacou a condenação de José Dirceu. Para o jornal, o caso do ex-chefe da Casa Civil foi "o mais difícil", pois as provas contra eles não eram tão claras quanto as dos outros envolvidos. Os espanhóis destacam a consideração de Ricardo Lewandowski, que, apesar de ter absolvido Dirceu, afirmou que não é impossível que ele fosse o chefe da trama.

O periódico diz que o mais surpreendente na condenação de Dirceu, "considerado o segundo político mais poderoso do País, depois de Lula", é o fato que 8 dos 11 juízes do Supremo foram indicados pelo ex-presidente ou por Dilma Rousseff.

El Pais destaca ainda que Dilma vetou comentários dos ministros do seu governo sobre a condenação e afirma que Dirceu pode, ainda, recorrer a cortes internacionais.

A publicação britânica The Guardian também lembra a proximidade de José Dirceu com Lula e afirma que o auxiliar organizou um "esquema para comprar apoio parlamentar para as políticas do ex-presidente."

Apesar de considerado "amplamente como o maior escândalo político de corrupção política da história do Brasil", o jornal considera que o caso pouco manchou a reputação de Lula, "que deixou o cargo no início de 2011 com uma taxa de aprovação de 87% depois de dois mandatos de quatro anos" e ainda é visto como um dos favoritos, pela população, para ser presidente a partir de 2014.

A repercursão do mensalão
1/4
48079.jpg
Para o The New York Times, Dilma evita comentar o escândalo ao mesmo tempo que tenta se firmar como líder que combate a corrupção

Dirceu, o ‘mentor’ do mensalão, quer se transformar em ‘mártir’

Um dia após condenação, ex-ministro da Casa Civil cogita ir a reunião do PT para dizer ter sido ‘vítima de julgamento político’ e fazer do encontro um ato de desagravo



José Dirceu, que o Supremo Tribunal Federalcondenou como mentor do mensalão, passou o dia alimentando a ideia de ir nesta quarta-feira, 10, à reunião do Diretório Nacional do PT para reiterar que é vítima de um julgamento político. Os velhos companheiros o receberiam como a "um mártir".


José Dirceu ao votar no domingo, 7 - Danieal Teixeira/AE - 07.10.2012
Danieal Teixeira/AE - 07.10.2012
José Dirceu ao votar no domingo, 7

A ida do réu ao PT, que ainda não está certa, poderá se transformar na primeira reação do ex-ministro chefe da Casa Civil que, por esses dias, tem demonstrado forte abatimento.

Perdeu-se no tempo a imagem daquele jovem ousado que não se curvou em Ibiúna, nos idos de 1968, quando a polícia política varreu o famoso congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Restaram-lhe os cabelos longos, agora grisalhos.

Desde que o Supremo passou a condenar, um a um, os réus da ação penal 470, Dirceu foi se convencendo de que também não escaparia.

Aos poucos, ele perdeu a eloquência do ministro mais poderoso do primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A esperança por uma absolvição, amparada nos argumentos de sua defesa e na esperança de que ainda teria alguma influência na toga, logo virou decepção ante o voto do ministro Joaquim Barbosa, que lhe atribui o papel de mentor de organização criminosa.

No domingo, quando foi votar em um bairro de classe média de São Paulo, escoltado por uma militância hostil que não permitiu a aproximação dos jornalistas, o ex-ministro já carregava com clareza a condenação - uma sanção contra a qual não caberá recurso, exceto embargos que podem atenuar eventual medida restritiva de liberdade.

À noite, ele retornou a Vinhedo, onde possui residência e tem recebido amigos e familiares. Seu filho, Zeca Dirceu, deputado federal pelo Paraná, lhe tem feito companhia.

O que mais angustia o ex-ministro é o silêncio a que se impôs, orientação expressa de seus defensores, José Luís Oliveira Lima e Rodrigo Dall'Aqua.

Prudência. Os advogados agem com prudência. Eles não querem que um eventual pronunciamento de Dirceu soe como uma afronta à Corte. Amordaçado, é como afirma se sentir, logo ele, que se notabilizou como um contestador aguerrido.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário