Mapa recebe relatório da Rússia sobre visita a frigoríficos brasileiros

Publicado em 22/10/2012 07:26 369 exibições
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu na última semana o relatório russo sobre as observações do serviço veterinário brasileiro realizadas durante visita a 20 frigoríficos brasileiros nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Pará, todos impedidos de exportar para a o país. A missão também conheceu uma fábrica de ração no município de Frederico Westphalen (RS).

De posse do material de aproximadamente 60 páginas, o ministério já faz uma análise detalhada dos apontamentos. O prazo para manifestação oficial do Governo brasileiro é 20 de novembro. Até esse período, o documento tramitará em diferentes departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

Na época da vista da delegação e, ao final dos trabalhos, em 3 de agosto, a missão russa fez um relato das observações do serviço brasileiro. Mais de 45 dias depois, o relato está em detalhes, no documento, inclusive com informações relativas a cada unidade visitada.

Além dos estabelecimentos industriais, a missão esteve também em duas unidades do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), sendo uma em Pedro Leopoldo (MG) e, outra, em Porto Alegre (RS); numa granja de suínos no município de Itapiranga (SC) e em uma granja de aves no município de Palotina (PR), além do Posto de Vigilância Agropecuária em Foz do Iguaçu (PR).

Na Agência Câmara: Ministério da Agricultura analisa relatório russo sobre serviço veterinário brasileiro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou na quinta-feira (18) que está analisando o relatório da missão russa que visitou, em julho e agosto, 20 frigoríficos do Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, de Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso, estados impedidos de exportar para aquele país.

O Brasil negocia com a Rússia a suspensão desses embargos. A troca de documentos técnicos entre os dois países intensificou-se desde maio de 2011, quando a Rússia suspendeu as importações de carne de três estados brasileiros: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Desde então, o problema se ampliou.

Além dos 20 frigoríficos, os russos também visitaram duas unidades do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo (MG) e Porto Alegre (RS); uma granja de aves em Palotina (PR); outra de suínos em Itapiranga (SC); e um posto de vigilância agropecuária em Foz do Iguaçu (PR).

Em nota, o Mapa disse que o relatório de 60 páginas sobre o serviço veterinário brasileiro, recebido esta semana, está sendo avaliado detalhadamente por diferentes departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). O governo brasileiro tem até 20 de novembro para se manifestar oficialmente sobre o documento.

Segundo o ministério, a missão russa fez um relato sobre o serviço brasileiro no dia 3 de agosto, quando as visitas às plantas frigoríficas foram concluídas. Agora, o documento traz detalhes sobre cada unidade visitada. 
Tags:
Fonte:
Mapa

0 comentário