Produtores de soja e de arroz vão ao Ministério da Fazenda cobrar refinanciamento de dívidas

Publicado em 24/10/2012 06:54
Produtores de arroz e soja da Região Sul, que enfrentam dificuldades para quitar financiamentos agrícolas, estiveram na terça-feira (23) no Ministério da Fazenda para pedir a intervenção do governo a fim de garantir o refinanciamento desses débitos. De acordo com eles, o governo promete resolver o endividamento nas duas culturas desde 2009. 

No caso dos rizicultores, a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) informou que o passivo soma R$ 3,1 bilhões. A Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS) não informou o valor devido pelos plantadores de soja. 

Os produtores se reuniram com o secretário executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, acompanhados do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS). De acordo com o grupo, Barbosa se comprometeu a dar um retorno aos agricultores em duas semanas. 

"Os ministérios da Fazenda e da Agricultura assumiram compromisso em 2009, 2010 e 2011, mas não resolveram o problema. Criaram soluções paliativas e o refinanciamento foi sendo jogado para a frente", declarou Renato Rocha, presidente da Federarroz. 

Em nome dos rizicultores, Rocha cobrou do governo “uma posição de respeito ao setor”. Por sua vez, Laércio Pilau, vice-presidente da Aprosoja-RS, disse que os sojicultores foram prejudicados pelas últimas estiagens, porque houve quebra de safra. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário