Produtores de soja e de arroz vão ao Ministério da Fazenda cobrar refinanciamento de dívidas

Publicado em 24/10/2012 06:54 299 exibições
Produtores de arroz e soja da Região Sul, que enfrentam dificuldades para quitar financiamentos agrícolas, estiveram na terça-feira (23) no Ministério da Fazenda para pedir a intervenção do governo a fim de garantir o refinanciamento desses débitos. De acordo com eles, o governo promete resolver o endividamento nas duas culturas desde 2009. 

No caso dos rizicultores, a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) informou que o passivo soma R$ 3,1 bilhões. A Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS) não informou o valor devido pelos plantadores de soja. 

Os produtores se reuniram com o secretário executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, acompanhados do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS). De acordo com o grupo, Barbosa se comprometeu a dar um retorno aos agricultores em duas semanas. 

"Os ministérios da Fazenda e da Agricultura assumiram compromisso em 2009, 2010 e 2011, mas não resolveram o problema. Criaram soluções paliativas e o refinanciamento foi sendo jogado para a frente", declarou Renato Rocha, presidente da Federarroz. 

Em nome dos rizicultores, Rocha cobrou do governo “uma posição de respeito ao setor”. Por sua vez, Laércio Pilau, vice-presidente da Aprosoja-RS, disse que os sojicultores foram prejudicados pelas últimas estiagens, porque houve quebra de safra. 
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário