Presidente da FPA propõe criação de Comissão Especial para questões Indígenas

Publicado em 31/10/2012 06:47
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Homero Pereira (PSD-MT), sugere a criação de comissão especial no Congresso Nacional para discutir questões indígenas.

Segundo ele, o acirramento do conflito entre índio e não índio no Brasil, a exemplo do que ocorre em Mato Grosso, na área Marãiwatséde; e em Mato Grosso do Sul com os grupos de etnia Guarani-Kaiowá, causa preocupação ao Poder Legislativo.

Para o líder da bancada rural, os órgãos federais responsáveis - Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Ibama) -  não são competentes e falhas nas políticas indigenistas estão estimulando esses confrontos entre brasileiros.       

“São inúmeros os processos no Supremo Tribunal Federal contra demarcações e ampliações de áreas apenas com base em laudos antropológicos, muitos dos quais fraudulentos como já comprovados”, disse o parlamentar.

Para ele, o Congresso Nacional é a casa da democracia, e, por isso, é o local mais legítimo para se discutir o assunto. “Existe a PEC 215, que concede ao Congresso Nacional a responsabilidade de legislar sobre demarcações, e precisamos debatê-la ouvindo todos os interessados na matéria”, sustentou Homero.

Segundo ele, atualmente a prerrogativa de regulamentar as terras indígenas está com a Funai (Fundação Nacional do Índio), mas há muitos questionamentos em relação à isenção do órgão na condução dos processos. “No Congresso Nacional, as decisões são fruto de amplo debate e pelo voto da maioria, o colegiado é mais abrangente e mais justo”, justificou o deputado.

Homero informou que pedirá a instalação do colegiado ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), após discutir o tema durante a reunião semanal da FPA. Pela Constituição, a PEC, antes de seguir para votação em plenário, deve ser analisada por uma Comissão Especial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário