Ministério da Agricultura autoriza pulverização aérea na safra 2012/13

Publicado em 12/12/2012 10:11
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou, na noite desta terça-feira (11), o uso de pulverização aérea de defensivos nas culturas de soja e algodão na safra 2012/13. A informação foi anunciada durante a audiência pública proposta pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o Deputado Federal, Homero Pereira (PSD-MT). 
Para a cultura do algodão, a medida autoriza duas aplicações de Imidaclorpido, Thiametoxa e ou Clotianidina, mas que são proibidas nas fases de desenvolvimento vegetativo até a quarta ou quinta semana de florescimento e após a florada. 

No caso da soja, a restrição de aplicações será somente para o composto Tiametoxa. Entretanto, a proibição permanece no período entre o surgimento das vagens e o final do ciclo da cultura. O processo ainda será reavaliado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para tomadas de medidas mitigadoras e a avaliação dos impactos econômicos a curto, médio e longo prazo. 

A portaria do Ibama que proibiu as pulverizações áreas, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de julho de 2012. Na época, o órgão afirmou que a prática poderia prejudicar a visitação das abelhas às culturas. O deputado federal Reinhold Stephanes (PSD-PR) afirmou que a proibição acarretaria em prejuízos de cerca de R$ 3 bilhões no curto prazo.
Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Família Gutzeit: Conheça a história de um dos pioneiros na produção de cacau no Pará
Greves continuam na Argentina e portos estão seguem sem operações; farelo recua na CBOT
Financiamento para energia solar no campo tem projeção de crescimento em 2024 em relação a 2023
Indústria de máquinas e equipamentos tem queda de 27% na receita em março
Motor remanufatutado em máquinas agrícolas é alternativa de economia para o produtor rural