Produtores da Suiá Missu pedem clemencia `a Presidente Dilma

Publicado em 28/12/2012 10:50 e atualizado em 28/12/2012 19:50
Abaixo assinado pedindo clemência à Presidenta Dilma contra a desintrusão da Suiá Missu já tem mais de 5 mil assinaturas. Moradores ainda tem esperanca de reforma da decisao do STF.

Os produtores e moradores da região da Suiá Missu -- area com165 mil hectares de terra decretada como reserva indígena Marawatsede em 1993 --, ainda têm esperança de que o processo possa ser revertido.

Muitos moradores ainda permanecem na área do Posto da Mata, Distrito de Estrela do Araguaia, que também está com ordem judicial para ser desocupada. Os moradores permanecem no Posto de gasolina da Vila, e ali fazem uma espécie de vigília contra a desocupação.

Muitas orações são realizadas no dia a dia na esperança de que o processo seja revertido. De acordo com o advogado da APROSUM – Associação dos Produtores da Suiá Missu, um pedido que suspende a desintrusão depende de uma avaliação do Ministro Joaquim Barbosa do STF. Mas  os produtores dizem estar confiantes na forma legalista que, para eles, o Ministro Joaquim Barbosa (agora Presidente do STF) tem demonstrado, principalmente no julgamento do mensalão. 

--“Acreditamos na forma legalista que o Ministro Joaquim Barbosa vem mostrando ao País, um exemplo é a forma como ele julgou o mensalão, e por isso acreditamos que ainda teremos mais uma chance de demonstrar tudo o que está acontecendo na região, e o descaso com que os produtores e moradores da Suiá Missu estão sendo tratados. O Ministro precisa pedir para que investiguem o processo e a forma como a FUNAI agiu neste caso, enquanto estiver vivo ainda tenho esperança”, disse o produtor Naves Bispo, que tem propriedades na região da Suiá Missu Segundo ele, sua terra foi recebida em  herança. A propriedade pertence a família de Naves ha 30 anos.

O processo de desintrusão começou no dia 10 de dezembro e vem ocorrendo em toda a região da Suiá Missu. Vários manifestos foram criados em todo o Mato Grosso na tentativa de chamar a atenção das autoridades para os acontecimentos na região do Araguaia. 

Um deles é um abaixo assinado pedindo clemencia à Presidente Dilma Rousseff. O abaixo-assinado tem mais de 5.800 assinaturas e para participar do manifesto basta preencher o nome e o endereço de email. Para assinar o pedido de clemência Clique Aqui:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência da Notícia/MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Luiz Ribeiro Villela São Paulo - SP

    CREIO QUE O PEDIDO DEVERIA SER AO STF,MOSTRANDO A URGENCIA DO CASO AO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, POIS PEDIR CLEMENCIA É INADEQUADO,È RECONHECIMENTO DE CULPA,QUE NÃO EXISTE E A PRESIDENTE JA DEMONSTROU INUMERAS VEZES SER CONTRARIA AOS PRODUTORES.

    ELA É LEGITIMA PTista E IGNORANTE ECOLOGISTA,QUE CARREGA EM SI O CONHECIDO RANÇO CONTRA PRODUTORES RURAIS DE PORTE MEDIO OU GRANDE,QUE ATE HOJE NÃO QUER VER QUE A GRANDE RIQUESA HA SECULO NÃO ESTA MAIS NAS MAOS DESSES PRODUTORES,CUJO MAIOR DEFEITO É NÃO NADAR EM DINHEIRO PARA FINANCIAR PETISTAS E ECOLOGISTAS.

    0
  • Edson Rogerio Papesso Corumbataí - SP

    Valeu... é apenas especulação mas lendo um pouco sobre a "historia" da área pode haver alguma jazida valiosa neste local sendo dos índios em breve a ONU ou alguém proclamaria a independência desses povo e estes então poderiam negociar diretamente as jazidas com seus novos amiguinhos... é apenas especulação mas que é estranho é....

    0
  • mauro bastiani foz do iguaçu - PR

    Pois é, estou em pleno acordo com vocês, Victor e Rogerio. infelizmente o mundo ainda não acordou para a importancia que é produzir alimentos.nada contra Indios, mas convenhamos, com esse aumento da população global hoje, não podemos nos dar o luxo de distribuir terras produtivas à quem nao está habilitado para produzir. temos que nos concientizar e escolher melhor nossos representantes na politica. E o cambio de conciencia demora gerações. temos que investir em EDUCAÇÃO...! chega de imediatismo.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Isto faz parte de um plano sinistro de dominação...Jogam negros contra brancos, alunos contra professores, pacientes contra médicos, crianças contra idosos, alunos contra professores,congresso contra Supremo,produtores rurais contra ecologistas,sempre tendo em mente uma consistente inversão de valores fazendo com que sempre a incoerência tenha supremacia...A compra é a principal arma para atingir as classes mais necessitadas, porque perdem a última das suas defesas que é a iniciativa para sobrevivência...Os índios, há os índios...Estes eram donos do Brasil, quando Pedro Álvares Cabral esteve aqui sem querer querendo...Desde aquela época já existia este "joguinho"...Este pedido de "clemência" inusitado, vem coroar a realização e execução desta política...

    0
  • Edson Rogerio Papesso Corumbataí - SP

    Gostaria de ver a cidade de SP, lá no centro que sabidamente é dos índios, usando as mesmas leis desapropriarem e devolverem aos seus legítimos donos ou a lei só existe para os coitados, estão sendo gastos bilhões com a copa por que não investir míseros milhões e instalar corretamente estes brasileiros também, é fácil fazer o bem com o suor de outros. O meu Bisavô, Avô, Pai e eu fomos agro-pecuaristas depois dos ecobobos e o ainda o que há por vir os meus filhos serão especuladores. Você que é Agricultor/pecuarista estude seus filhos para terem uma outra profissão ter um sitio só para lazer e segurança NÃO PRODUZA ALIMENTOS o povo não merece, especule, monte um comercio, caia fora. Pesquise a Bolsa de Valores tendo um bom valor em ações pode viver de dividendos e por ai vai.

    0