OTIMISMO E EXPECTATIVA DE BOA SAFRA... É O QUE TEMOS!!!, por Valdir Fries

Publicado em 29/12/2012 12:30 e atualizado em 07/01/2013 10:46
MESMO QUE TENHAMOS DE ARRASTAR A PRODUÇÃO AO LONGO DO CAMINHO (no artigo abaixo Valdir mostra duas fotos de sua lavoura em Itambe' (PR). Compare as consequencias da falta de chuvas regulares (sem contar com o problema das estradas....)

OTIMISMO E EXPECTATIVA DE BOA SAFRA É O QUE TEMOS, MESMO QUE TENHAMOS DE ARRASTAR A PRODUÇÃO AO LONGO DO CAMINHO.

O otimismo do produtor rural em obter uma boa safra é resultado dos investimentos feitos ao longo dos anos na implantação e implementação de novas tecnologias. 

Embora o clima apresente chuvas abaixo da média neste período  na região noroeste do Estado do Paraná, as lavouras apresentam boa formação, aumentando as expectativas dos produtores rurais.

No entanto diante das previsões do clima para o mês de janeiro de 2013 não serem das melhores para muitas regiões do País, a expectativa continua, porém não devemos transformar as expectativas em euforia de uma super safra e ou de safra record como a CONAB e outros tantos institutos de pesquisa vem anunciando.

Como se sabe grande parte da soja plantada é de variedades precoces, com alto poder de produção/produtividade desde que receba um volume de chuvas dentro da média. São estas variedades precoces que tem proporcionado duas safras ano, e garantia de renda aos produtores, além da euforia dos governantes com a segunda safra (safrinha) que vem se obtendo nos últimos anos em diversas regiões produtoras do País.

Abaixo publicamos duas fotos com imagens das lavouras de soja, a primeira desta safra 2012/13, e a segunda imagem da lavoura de soja safra 2011/12, ambas as lavouras foram implantadas entre os dias 8 e 15 de outubro dos respectivos anos.

Nesta primeira imagem fotografada no dia 28/12/12, a lavoura apresenta bom desenvolvimento e boa formação das vagens, falta agora as chuvas de janeiro para garantirmos uma boa produtividade.

SOJA POTENCIA 2013 007

Já na segunda imagem da lavoura safra 2011/2012, as plantas receberam boa precipitação pluviométrica na fase de desenvolvimento/floração, apresentando também uma boa formação de vagens, no entanto as chuvas cessaram em 29/12/11 voltando a receber chuvas somente em meados de janeiro.

A imagem abaixo tirada em 08/01/2012 já mostra as plantas de soja com sinais de desfolhamento por insuficiência hídrica a cerca de 10 dias após a ultima ocorrência de chuva na lavoura. A baixa precipitação pluviometria do mês de janeiro 2012 provocou perdas significativas de produção, sendo que muitos produtores do sul do País tiveram seus investimentos comprometidos devido a forte estiagem que ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro de 2012.

SAFRA SOJA 20112012 017

Todo o otimismo e toda expectativa dos produtores rurais do sul do País na safra 11/12 foram frustrados devido `a falta de chuvas em momentos cruciais do ciclo das lavouras..., no entanto os bons preços da soja pagos aos produtores e a boa produção de milho safrinha deu aporte para os produtores recuperarem os investimentos, gerar divisas para os cofres Municipais, Estaduais e Federais..., e é com o objetivo de produzir alimento e gerar renda e crescimento econômico que os produtores rurais voltaram a investir nas lavouras nesta safra de 2012/2013 , com a expectativa de repetir os resultados de produtividade alcançados na safra colhida em fevereiro de 2011. 

Para tanto, o que mais esperamos para os meses de janeiro e fevereiro de 2013 nada mais é do que boas chuvas para garantir a “safra record já proclamada pelos órgãos governamentais”.

Que venham as chuvas conforme janeiro e fevereiro de 2011, mesmo sabendo que tenhamos que nos arrastar pelas picadas, nos arrastar não mais em meio as florestas para escoar a produção, não de madeira, mas para transportarmos a produção de soja, produto que tanta riqueza tem proporcionado aos municípios e aos Estados produtores, e consequentemente riqueza para toda nação Brasileira. 

Mesmo com toda produção obtida ao longo dos tempos, os produtores Brasileiros continuam se arrastando pelas picadas, picadas não mais cercada de florestas, mas cercada de lavoura por todos os lados.

A imagem abaixo (feita em 05/02/2010) mostra o estado de calamidade das estradas na época..., e tudo indica que se as esperadas chuvas se confirmarem, em fevereiro de 2013 devemos enfrentar a mesma situação..., sempre com garra é fé, porque é através da fé, e dos sonhos de uma vida melhor que persiste o otimismo dos produtores rurais brasileiros..., sempre com a expectativa de boas safras, mesmo que tenhamos que ARRASTAR a produção por longos caminhos.

colheita 2011 011

FELIZ 2013 A TODOS OS PRODUTORES RURAIS BRASILEIROS, SUCESSO A TODOS, E QUE SEUS PROPÓSITOS SE REALIZEM… e que as promessas dos governantes se concretizem para que possamos TRANSPORTAR o que produzimos. E ASSIM… VAMOS EM FRENTE!!!

Por Valdir Edemar Fries - Produtor rural em Itambé - Pr.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
redacao NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário