Nova Política Nacional de Irrigação é sancionada com dois vetos

Publicado em 14/01/2013 09:56 e atualizado em 14/01/2013 11:05
A nova Política Nacional de Irrigação foi sancionada nesta segunda-feira (14). A sanção foi feita com dois vetos à nova lei e referem-se a isenções fiscais adicionadas ao texto pelo Congresso Nacional.  O objetivo da nova legislação é o de aumentar a área irrigada no país e, dessa forma, incentivar um incremento também da produtividade agrícola do país. 

Entre os vetos está o dispositivo que determinava a ampliação do desconto especial de energia elétrica em até 40 horas semanais para permissionárias e concessionárias, e o estabelecimento de pagamentos devidos pelos agricultores irrigantes podendo ser custeados total ou parcialmente pelo poder público. 

Na visão do governo, a primeira situação mostrava que não havia qualquer vínculo do dispositivo como planejamento nacional do setor energético e, na segunda, provocaria um desestímulo na busca pela autossustentabilidade econômica e financeira dos projetos. 

Por outro lado, a nova legislação prevê, entre outras coisas, a transferência de projetos públicos de irrigação, bem como a contratação do seguro rural por produtores que já utitlizam a irrigação. 
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha quase estável após semana agitada; Petrobras cai
Aprosoja-GO, Faeg e deputada federal Marussa Boldrin pedem melhorias nas fiscalizações do Crea-GO
Aprosoja-MT envia representantes ao Rio Grande do Sul para prestar solidariedade
CNA participa de lançamento da Comissão Estadual das Mulheres do Agro de Tocantins
Agro e Prosa Episódio 744 - Apagão de mão de obra ameaça crescimento da IATF no Brasil