Produtores de uva e ameixa antecipam colheita em Porto Alegre

Publicado em 17/01/2013 17:53
A intensa insolação e as altas temperaturas que vêm ocorrendo em Porto Alegre, desde o final do ano passado, causaram o adiantamento da colheita da uva e da ameixa cultivadas na capital. Conforme o extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Luis Paulo Vieira Ramos, a retirada dos frutos - que geralmente ocorre até o dia 20 de janeiro - foi finalizada ainda no dia 5.

Ramos ressalta também que os fatores climáticos favoreceram a qualidade das safras, que se apresentam acima da média. Foram colhidas 80 toneladas de uva em uma área de 4 hectares e 90 toneladas de ameixa em uma área de 12 hectares. As principais variedades de uvas cultivadas foram niágara rosa, niágara branca e concórdia. Entre as variedades de ameixas, destacam-se a rainha cláudia, reubnnel e sangüínea.

Desta produção, uma parte foi destinada para a Central de Abastecimento de Porto Alegre (Ceasa) e o remanescente está sendo comercializado diretamente por agricultores familiares nos pontos de venda localizados na Rua José Montaury, no Centro Histórico de Porto Alegre, até o próximo sábado (19).

A equipe municipal da Emater/RS-Ascar incentiva os agricultores a manterem seus cultivos de uva e ameixa, prestando-lhes assistência técnica, estimulando o fortalecimento de suas organizações e sua interação com o meio urbano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater-RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário