Embrapa seleciona produtores de batata semente (cultivar BRSIPR Bel)

Publicado em 18/01/2013 17:49
496 exibições


Termina na próxima segunda feira o prazo para encaminhamento de propostas pelos produtores de batata-semente interessados em produzir e comercializar sementes da cultivar de batata BRSIPR Bel. A cultivar foi desenvolvida pela Embrapa, juntamente com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e é ideal para uso no processamento industrial nas formas de "chips" e de batata palha.


A batata BRSIPR Bel apresenta plantas medianamente vigorosas, com hábito de crescimento semi-ereto e porte médio, possui tubérculos de formato oval, olhos medianamente rasos; película amarela e lisa, com suscetibilidade ao esverdeamento; polpa creme. É moderadamente suscetível à requeima (Phytophthora infestans) e moderadamente resistente à pinta-preta (Alternaria solani). Destaca-se pelo alto teor de matéria seca e pelo grande número de hastes e tubérculos por planta.


Poderão participar do processo pessoas físicas ou jurídicas inscritas no Registro Nacional de Sementes e Mudas - Renasem como produtores de batata-semente que apresentem a documentação e atendam às exigências do edital. 


O material propagativo para produção de batata semente e minitubérculo da cultivar BRSIPR Bel será constituído de plântulas in vitro ou batata semente das categorias básica G-0, G-1, G-2 ou G-3 fornecidas pela Embrapa a partir de julho de 2013.


A Embrapa Produtos e Mercado, unidade da Embrapa responsável pela produção e distribuição das sementes das cultivares melhoradas pela pesquisa, fará a abertura dos envelopes encaminhados no dia 22 de janeiro (próxima terça-feira), às nove horas da manhã.


As informações sobre o Processo de oferta de batata-semente BRSIPR Bel estão no endereço:http://snt.sede.embrapa.br/licitacao/.

Os interessados em saber mais sobre a cultivar devem entrar na página: www.embrapa.br/cultivares.

Tags:
Fonte Embrapa

Nenhum comentário