Preços Agropecuários: alta de 0,35% na terceira quadrissemana de janeiro de 2013

Publicado em 01/02/2013 10:10
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)1,2 registrou alta de 0,35% na terceira quadrissemana de janeiro de 2013. Separado em grupos de produtos, tanto IqPR-V (produtos de origem vegetal) quanto IqPR-A (produtos de origem animal) fecharam com variações positivas de 0,44% e 0,13%, respectivamente (Tabela 1).
Clique aqui para ampliar!
Quando a cana-de-açúcar açúcar (que no período teve queda de 0,13%) é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, IqPR e o IqPR-V   apresentam variações positivas, com pouco mais intensidade na ordem de 0,77% e 1,49% (Tabela 1).

Clique aqui para ampliar!
Clique aqui para ampliar!
Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na terceira quadrissemana do ano foram: batata (48,36%), tomate para mesa (46,28%), trigo (15,55%) e laranja para mesa (4,78%)  (Tabela 2).

O final da colheita da batata na região de Itapeva, associado ao maior consumo no final de ano e de fortes chuvas que prejudicaram a produção, provocaram o aumento do preço do produto.

No caso do tomate, numa situação de demanda aquecida com festas de final de ano e safra menor, devido às chuvas continuadas, geraram perdas de colheita, com impacto conjuntural no abastecimento do produto, elevando seus preços.

Para o trigo, as quebras na última safra (principalmente no Hemisfério Norte e Argentina) e a valorização do dólar em 2012 elevaram os preços recebidos pelos produtores do produto, colocando-o como opção ao milho safrinha nas regiões produtoras em 2013. Estes aumentos já estão sendo repassados no preço da farinha de trigo e consequentemente ao consumidor final pelas panificadoras.   

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nas últimas quatro semanas foram: banana nanica (15,22%), soja (9,24%) e amendoim (7,72%)  (Tabela 2).

No caso da banana, o clima quente e chuvoso acelerou a oferta do produto, ao mesmo tempo em que a demanda diminuiu com a concorrência de outras frutas de época (verão), provocando a redução do preço do produto.

Para a soja, a perspectiva de safra recorde no Brasil (que deve ultrapassar a produção dos Estados Unidos) e a execução de vendas antecipadas por parte dos produtores apresentam a expectativa de uma grande quantidade do produto no mercado em 2013. É importante enfatizar, contudo, que em comparação com o mesmo período do ano anterior os preços atuais estão aproximadamente 50% maiores.

A liberação de estoques de amendoim superou a demanda, provocando a redução dos seus preços. Em resumo, nesta quadrissemana, 7 produtos apresentaram alta de preços (5 de origem vegetal e 2 de origem animal) e 13 apresentaram queda (9 vegetais e 4 de origem animal).
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IEA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário