Quem são os verdadeiros inimigos do Brasil, por Moreira Mendes

Publicado em 10/02/2013 09:21
por Rubens Moreira Mendes Filho, deputado federal pelo PSD-RO (foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

João Campus

Descrição: https://4.bp.blogspot.com/-RQT6JiYnSAA/URPZnKyCn9I/AAAAAAAAAFs/icXe1DMFLVg/s200/Moreira%2BMendes.JPG

Deputado Moreira Mendes, PSD-RO

Como parlamentar ligado ao agronegócio - setor que contribui de maneira decisiva com o Produto Interno Bruto (PIB) - tenho interesse e acompanho atentamente o debate em torno da demarcação de terras indígenas no Brasil.

Tanto que já propus que a academia, nossos pesquisadores e cientistas apontassem alternativas para a problemática, uma vez que ela envolve diretamente o setor produtivo nacional, e que os pesquisadores são nossos parceiros históricos. E como demonstração de comprometimento, sugeri que os mesmos mobilizassem a sociedade em torno da PEC 215/2000, aprovada em 2012 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados. Tal proposta, quando promulgada, será um grande avanço nesse sentido.

Por conta desse tema, em recente artigo que escrevi abordo a distância e o total desconhecimento entre dois brasis: o que produz e o que consome. Apontando suas causas e lamentáveis consequências para ambos. Em que relatei, também, a minha luta e de muitos companheiros e entidades comprometidas com o Brasil, na aprovação do novo Código Florestal Brasileiro. Não é o que o País precisa, mas foi o possível de se construir. O que já significa uma grande conquista, principalmente na segurança jurídica a quem produz.

Fiz este preâmbulo para mostrar que essas e outras questões estão diretamente ligadas a uma que nos preocupa e muito: a interferência de organizações não governamentais estrangeiras, e milionárias em dólar e euro, em nosso território, promovendo ações extremamente danosas especialmente contra o setor produtivo brasileiro.

Para minha grata surpresa, tomei conhecimento da consistente entrevista do antropólogo, mestre e doutorando pela Universidade de Brasília (UnB), Edward M. Luiz, à revista Infovias, edição n.º 11, de janeiro 2013, dando o respaldo acadêmico a um ponto de vista bastante corajoso e muito oportuno, sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil, da forma como defendem as ONG’s estrangeiras e o verdadeiro papel dessas em impedir o nosso crescimento, atingindo diretamente o setor produtivo brasileiro, sob diversas bandeiras. Entre elas, uma hipotética, delirante e bem remunerada defesa do meio ambiente e uma demarcação de terras indígenas, mas desejada por eles, que pelos próprios índios. Como bem alerta o isento professor: “Tais interesses excusos se escondem por trás de iniciativas e atividades aparentemente legítimas, como por exemplo, demarcar terras indígenas, criação de territórios quilombolas, de comunidades tradicionais e unidades de conservação”.

Quando nós, do agronegócio, levantamos esta e outras questões e apontamos as mesmas respostas, somos imediatamente tachados de reacionários, para dizer o mínimo. Outra indagação dessa natureza que constantemente ouvimos e respondemos, e consequentemente, somos apontados como retrógrados, são as razões pelas quais países ricos gastam verdadeiras fortunas patrocinando essas “causas” em território brasileiro.

Quanto a isso, sempre afirmamos que o crescimento do Brasil, especialmente em nosso setor, incomoda os países ricos, ou os em desenvolvimento, pela imensidão de terras que dispomos para a agricultura e pela ausência de problemas climáticos e demográficos. O que se confirma, novamente, na entrevista do acadêmico quando diz: “Não temos fatores físicos que freiem o nosso desenvolvimento. Se compararmos o Brasil com os outros três países que compõem o bloco chamado BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China, percebe-se claramente as vantagens evidentes e sólidas do Brasil. Nosso clima e meteorologia são fantásticos”.

Eis, portanto, conforme tenho insistentemente alertado na Tribuna da Câmara, em entrevistas e seminários que participo as razões pelas quais os países da Europa e os EUA financiam esta campanha bilionária contra nosso desenvolvimento.

Como já disse, não há mentira que dure para sempre, prova disso é a mais ampla e séria pesquisa realizada no Brasil junto às comunidades indígenas, encomendada pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), ao Instituto Datafolha e divulgada em 2012, mostrando claramente que os índios não têm interesses em mais terras que as que já possuem. Eles desejam, sim, é ter acesso a serviços públicos de qualidade, como saúde e educação e a bens de consumo.

A ampliação de suas terras (demarcação) nem aparece como resposta quando as perguntas sobre suas necessidades são feitas no formato “espontâneas”. Ou seja, isso não é prioridade aos nossos índios, como afirmam as ONG’s internacionais, mas que é desmentido, também, pelo professor Edward em sua entrevista, quando denuncia: “Eu diria, uma parte significativa do movimento indigenista brasileiro, está sim recebendo dinheiro de organizações não governamentais, de agências de cooperações internacionais dos países do hemisfério norte. Por exemplo; a GTZ, ONG alemã, foi quem financiou por décadas todas as iniciativas de demarcação de terras indígenas no Brasil”.

Não sei o que mais me motivou escrever essas linhas: se a alegria da confirmação pelo renomado acadêmico da UnB, das denúncias que nós do setor produtivo fazemos constantemente e a indicação dos reais interessados no desenvolvimento do Brasil, ou a sensação de que anos de luta, minha e de muitos outros companheiros, serão convertidos no sucesso do nosso setor e, consequentemente, do País. Além, evidente, de mostrar claramente quais os verdadeiros inimigos do Brasil.


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário