Missões comerciais incrementam exportações brasileiras

Publicado em 11/02/2013 19:43
383 exibições
As missões empresariais brasileiras incrementaram em US$ 210 milhões a pauta de exportações do país em 2012. Durante o ano, as comitivas de negócios buscaram estreitar e consolidar relações comerciais no Oriente Médio, China, América do Sul, Turquia e Leste Europeu. Ao todo, 141 empresas nacionais participaram das rodadas de negócios.

Segundo o coordenador de Imagem e Acesso aos Mercados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Vinícius Estrela, no ano passado, o Brasil consolidou negócios feitos no ano anterior e ampliou o mercado de exportação. Reafirmamos negócios e ampliamos pedidos. É importante esse trabalho de aproximar vendedores brasileiros dos compradores estrangeiros, disse.

Na avaliação de Estrela, o momento econômico de incertezas em relação à crise faz com que o governo federal se interesse cada vez mais pela prospecção de mercados não tradicionais para ampliar os destinos das exportações brasileiras. A pauta diversificada diminui a dependência das vendas para o exterior em mercados tradicionais.

A diversificação de países influencia o aumento da participação das empresas brasileiras. Conseguimos abordar todo tipo de mercado: de alimentação a máquinas e equipamentos. Assim como também autopeças, moda, casa, construção entre outros, comentou.

Destacou ainda que o trabalho de inserção de produtos brasileiros em novos mercados tem rendido negócios positivos. Em regiões em franco desenvolvimento, o mercado tende a ser menos afetado pelo cenário de crise mundial, ponderou.

Para 2013, quatro missões comerciais já estão programadas. Ainda este mês, a caravana de empresários brasileiros segue para o Oriente Médio, onde vão visitar compradores de cinco países. Também fazem parte da agenda, rodadas empresariais à China, à América do Sul e à África. Esse trabalho consistente e forte da exportação brasileira é uma pauta política extremamente importante, finalizou o coordenador da Apex-Brasil.

As missões empresariais brasileiras são organizadas pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , Relações Exteriores e pela Apex-Brasil.
Tags:
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário