Aprosoja solicita na Justiça apresentação da patente da Intacta

Publicado em 20/02/2013 07:42 e atualizado em 20/02/2013 14:47
Associação mato-grossense cobra transparência da Monsantol e pede a apresentação da patente da Intacta
A Aprosoja protocolou nesta terça (19), no Fórum de Cuiabá, uma notificação judicial solicitando que a empresa Monsanto apresente as patentes da soja Intacta RR2 Pro. A intenção é dar transparência às negociações da empresa com os produtores rurais, já que a nova variedade já poderá ser plantada na próxima safra, caso a China a libere.
 
“Em nenhum momento a empresa divulgou o número das patentes desta variedade, nem quando os diretores foram notificados pessoalmente, em uma reunião. Por isso, decidimos solicitar na Justiça”, explicou o vice-presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk.
 
A Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e Sindicatos Rurais, em parceria com a Aprosoja, já questionam na Justiça a validade da patente da soja RR1. Segundo estudos técnicos, a validade já expirou em setembro de 2010 e as entidades pedem o reembolso dos pagamentos feitos nas safras 2010/11 e 2011/12. Até o momento, os produtores de Mato Grosso ganharam o direito de depositar em juízo os royalties que estão sendo cobrados indevidamente.
 
“Ingressamos com uma Ação Coletiva porque temos certeza de que a patente sobre a tecnologia usada atualmente está vencida. A multinacional diz o contrário, mas até o momento não apresentou nenhum documento provando sua validade”, disse Tomczyk.
 
A Aprosoja e os produtores rurais de Mato Grosso apoiam o uso de novas tecnologias e entendem a importancia da pesquisa para o desenvolvimento do agronegócio. A entidade também ressalta que totalmente favorável ao pagamento por estas tecnologias, mas de forma transparente e dentro da legalidade brasileira.
Fonte: AI - Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista