Resultados do PIB reforçam necessidade do seguro rural, aponta CNA

Publicado em 01/03/2013 19:14 e atualizado em 04/03/2013 08:17
Seca na hora de plantar e excesso de chuva na hora de colher causaram a queda de 2,3% no PIB em 2012
O recuo de 2,3% no desempenho do PIB da agropecuária brasileira, em 2012, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), refletem os efeitos da seca no período de desenvolvimento das culturas e excesso de chuva na época da colheita. Diante deste quadro, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, avalia que as perdas na renda do produtor e na cadeia produtiva reforçam a necessidade de se aperfeiçoar os instrumentos de gestão de risco no agronegócio brasileiro, em especial do seguro rural. “É a única maneira de manter a renda estabilizada e o nível de investimentos, minimizando os reflexos no setor”, afirma.

Em consequência deste cenário, houve queda da produção de importantes culturas, como a soja, que caiu 12,18%, o feijão, com redução de 17,73% e o algodão, de 2,05%. O aumento dos preços do milho e da soja impulsionou a elevação do custo com rações, motivando a recuo da produção do setor pecuário. A produção leiteira e a suinocultura registraram as maiores quedas, pois também enfrentaram menores patamares de preços em relação a 2011. No caso da avicultura, houve repasse parcial do aumento dos custos ao preço comercializado, o que minimizou as perdas, embora ainda pressionando a produção. Na bovinocultura de corte, muitos produtores desistiram do confinamento em função do aumento dos custos das rações, estagnando as estimativas de produção.

Os dados do IBGE demonstram que, em 2012, a agropecuária influenciou negativamente o resultado do agronegócio, que caiu 1,89%. O aumento dos custos de produção e a elevação dos salários reduziram as margens do setor, prejudicando seu desempenho. Houve queda nas produções de culturas com colheita relevante no quarto trimestre do ano, como o trigo, que recuou 23,19%, fumo, 15,83%; cana-de-açúcar, 8,04%; laranja, 4,23% e mandioca, 4,8%.

No entanto, a expectativa da presidente da CNA é de que o agronegócio retome seu dinamismo em 2013, em função da estimativa de uma safra recorde, avaliada em 184 milhões de toneladas de grãos e 596 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Os preços pagos pelos produtos vêm apresentando recuos diante do clima e das pragas, mas continuam em patamares superiores aos praticados nas últimas safras, justificando esta previsão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário