Brasil e UE debatem serviço de inspeção sanitária e fitossanitária

Publicado em 06/03/2013 08:37
245 exibições
Autoridades agropecuárias reúnem-se para conhecer os sistemas de fiscalização dos países envolvidos

Diretores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se encontram durante esta semana com integrantes da União Europeia (UE) para apresentação mútua dos sistemas de inspeção sanitária e fitossanitária. A reunião desta terça-feira, 5 de fevereiro, ocorreu no gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa) e contou com a participação de aproximadamente 40 fiscais federais.

Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/SDA), Ricardo Cavalcanti, é importante conhecer o sistema de controle do bloco europeu. Hoje nos foi apresentado o trabalho realizado por eles no controle de saúde de animais e plantas. Chegamos à conclusão que estamos no caminho certo, já que nosso serviço de inspeção é muito parecido com o da UE, disse.

No encontro, autoridades do Mapa também apresentaram à delegação o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal brasileiro (SIGSIF). Cavalcanti informou que o Ministério da Agricultura passa por um aperfeiçoamento do SIGSIF. O processo de revisão do controle de qualidade deve ser constante, não podemos acomodar. Estamos criando um Comitê de Boas Práticas que vai ajudar na confecção de leis regulatórias, ressaltou.

Além das reuniões com as autoridades agropecuárias, os fiscais federais recebem durante toda a semana um treinamento em auditoria e no Sistema de Controle Sanitário e Fitossanitário Europeu (TRACES).

Tags:
Fonte: Mapa

Nenhum comentário