Produção mineira de soja nesta safra deve aumentar 11,7%

Publicado em 07/03/2013 16:20
Seapa destaca efeitos da elevada demanda internacional
A produção de soja em Minas Gerais, na safra  2012/2013, deve atingir 3,4 milhões de toneladas, informa a Conab com base no sexto levantamento da safra de grãos. Segundo avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o volume previsto para a soja será 11,7% maior que o registrado no período 2011/2012.

Para o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, a estimativa de produção de soja foi beneficiada por plantios que tiveram a influência da elevada demanda internacional.

Além disso, está previsto um aquecimento das exportações do grão para este ano, e o consumo interno também deve continuar em ascensão, porque a soja é um componente forte da produção de ração para bovinos, suínos e aves.

O milho, principal grão das lavouras de Minas, deve alcançar uma produção de 7,3 milhões de toneladas, volume 6,2% superior ao registrado no período anterior.

Já a safra mineira de sorgo, também estimulada pela produção de ração animal, sobretudo como complemento do milho, deve alcançar no período atual 457,3 mil toneladas. “Este volume equivale a um crescimento de 3,1%, impulsionado pela produção no Triângulo e Noroeste do Estado, que somaram 343,1 mil toneladas na safra passada.

Fator produtividade

Albanez observa que, embora a safra atual de Minas tenha números próximos da registrada em 2011/2012, “que apresentou resultados muito bons”, há uma pequena redução na produtividade das lavouras em relação àquele período.

“Temos 3 milhões de hectares com grãos e a produção estimada é da ordem de 12,1 milhões de toneladas. O aumento da produção (86%), nos últimos treze anos, deve-se principalmente ao uso de tecnologia e aquecimento da demanda por alimentos, mas o cenário da produtividade pode melhorar com a recuperação, por intermédio do plantio direto, de parte dos 18 milhões de pastagens existentes no Estado.

O superintendente ainda diz que, com essas mudanças, além da perspectiva de safras maiores, o Estado poderá contar também com o aumento da produção de carne de qualidade por meio de melhores pastagens.

Grãos de MG –  2012/2013 X 2011/2012

Total: 12,1 milhões de t (-1,5%)
Área: 3 milhões de ha
Milho: 7,3 milhões de t (+ 6,2%)          
Soja  3,4 milhões de t (+ 11,7%)
Sorgo: 457,3 mil t (+3,1%)

Fonte: Seapa-MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Compilação de dados ajuda a tirar a descarbonização na agricultura da teoria e levar para a prática
Relação Itália - Brasil na área de máquinas agrícolas pode crescer no setor da fruticultura
Dólar pesa mais do que Chicago na formação dos preços da soja no Brasil neste momento
Bom dia Agro 29/04/24 - O que há de mais relevante na agricultura e no agronegócio
Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024