Produção mineira de soja nesta safra deve aumentar 11,7%

Publicado em 07/03/2013 16:20
Seapa destaca efeitos da elevada demanda internacional
A produção de soja em Minas Gerais, na safra  2012/2013, deve atingir 3,4 milhões de toneladas, informa a Conab com base no sexto levantamento da safra de grãos. Segundo avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o volume previsto para a soja será 11,7% maior que o registrado no período 2011/2012.

Para o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, a estimativa de produção de soja foi beneficiada por plantios que tiveram a influência da elevada demanda internacional.

Além disso, está previsto um aquecimento das exportações do grão para este ano, e o consumo interno também deve continuar em ascensão, porque a soja é um componente forte da produção de ração para bovinos, suínos e aves.

O milho, principal grão das lavouras de Minas, deve alcançar uma produção de 7,3 milhões de toneladas, volume 6,2% superior ao registrado no período anterior.

Já a safra mineira de sorgo, também estimulada pela produção de ração animal, sobretudo como complemento do milho, deve alcançar no período atual 457,3 mil toneladas. “Este volume equivale a um crescimento de 3,1%, impulsionado pela produção no Triângulo e Noroeste do Estado, que somaram 343,1 mil toneladas na safra passada.

Fator produtividade

Albanez observa que, embora a safra atual de Minas tenha números próximos da registrada em 2011/2012, “que apresentou resultados muito bons”, há uma pequena redução na produtividade das lavouras em relação àquele período.

“Temos 3 milhões de hectares com grãos e a produção estimada é da ordem de 12,1 milhões de toneladas. O aumento da produção (86%), nos últimos treze anos, deve-se principalmente ao uso de tecnologia e aquecimento da demanda por alimentos, mas o cenário da produtividade pode melhorar com a recuperação, por intermédio do plantio direto, de parte dos 18 milhões de pastagens existentes no Estado.

O superintendente ainda diz que, com essas mudanças, além da perspectiva de safras maiores, o Estado poderá contar também com o aumento da produção de carne de qualidade por meio de melhores pastagens.

Grãos de MG –  2012/2013 X 2011/2012

Total: 12,1 milhões de t (-1,5%)
Área: 3 milhões de ha
Milho: 7,3 milhões de t (+ 6,2%)          
Soja  3,4 milhões de t (+ 11,7%)
Sorgo: 457,3 mil t (+3,1%)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Seapa-MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário