Embrapa seleciona produtores de semente da batata BRSIPR Bel
Publicado em 08/03/2013 10:18
Os consumidores brasileiros agora têm mais uma opção de batata para o consumo nas formas de palha ou chips. É que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já selecionou os viveiristas que estarão autorizados a comercializar para os produtores rurais as sementes da batata BRSIPR Bel, lançada pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e Embrapa Hortaliças (Gama, DF).
Batata BRSIPR Bel
A cultivar BRSIPR Bel apresenta plantas medianamente vigorosas, possui tubérculos de formato oval, película amarela e lisa, polpa creme. É moderadamente resistente à pinta-preta (Alternaria solani) e moderadamente suscetível à requeima (Phytophthora infestans). Destaca-se pelo alto teor de matéria seca e pelo grande número de hastes e tubérculos por planta.
Sua produção é indicada para todas as regiões de cultivo da batata no Brasil, ou seja, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País.
A cultivar, que foi desenvolvida para uso no processamento industrial nas formas de "chips" e de batata palha, pode, também, ser utilizada para consumo fresco, desde que sejam tomados os cuidados para prevenir o esverdeamento dos tubérculos.
Todo o processo de comercialização da batata é coordenado pela Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF), Unidade da Embrapa responsável pela produção e comercialização das sementes e das mudas das cultivares desenvolvidas pelo programa de melhoramento da Empresa. Esta comercialização é realizada diretamente ao produtor ou por meio de parceria com a iniciativa privada.
Você sabe de onde vem a batata?
A batata (Solanum tuberosum L.) é um produto cultivado em quase todas as regiões brasileiras. E também muito consumida nas mais diversas formas - cozida, frita, nas formas de purê ou em ensopados e sopas. É uma planta originária dos Andes peruanos e bolivianos, onde é cultivada há mais de 7000 anos. Recebe diferentes nomes, dependendo do país onde é cultivada: Araucano ou Pono (Chile), Iomy (Colômbia), Papa (Império Inca e Espanha), Patata (Itália), Irisch ou White Potato (Irlanda). A batata é um tubérculo, ou seja, contém caules adaptados para reserva de alimentos e também para reprodução, que resultam do engrossamento da extremidade dos estolões, que são caules modificados e subterrâneos, semelhantes a raízes. Considerada a terceira fonte de alimento para a humanidade, sendo superada apenas pelo arroz e trigo, a batata é uma ótima fonte de energia para o organismo e possui as vitaminas C, B6, niacina, ácido fólico, cobre, magnésio e fibras.
Outras informações sobre a batata BRSIPR Bel, você encontra na página da Embrapa Produtos e Mercado: www.embrapa.br/cultivares.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa
0 comentário
Cooperativismo em Notícia - Edição 08-11
Rotação de Culturas Podcast #22 - Como a robótica contribuirá na rentabilidade do produtor rural?
Sistema FAEP pede ampliação do crédito para amortização de dívidas por eventos climáticos
Ministro Carlos Fávaro destaca protagonismo do agro sustentável na COP 30
Fundação Gates promete US$1,4 bilhão para ajudar agricultores a se adaptarem a condições climáticas extremas
Lula diz que debate sobre transição energética passa por discussão sobre minerais críticos