Valor de produção de lavouras deve aumentar 13% este ano sobre 2012

Publicado em 14/03/2013 15:08
Resultado ainda pode aumentar durante a colheita da safra 2012/13.
A estimativa para o Valor Bruto de Produção (VBP) das principais lavouras do país em fevereiro de 2013 foi de R$ 277,2 bilhões, 13% superior em valores reais ao valor obtido em 2012. Os cálculos – feitos pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – são elaborados a partir dos levantamentos de grãos apresentados em janeiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do cálculo sobre o preço dos produtos no mercado.

A maior parte dos produtos analisados apresenta aumento do valor da produção em 2013. Os maiores destaques até o momento são a batata inglesa, com alta de 27,1 %; feijão, 19,5 %; laranja, 31,3 %; milho, 19 %; soja, 27% e tomate, 49,8 %. Também devem apresentar aumento arroz, banana, cana de açúcar, fumo e trigo. Poucas culturas apontam para a redução de valor até o momento, como algodão, café e mandioca.

“Esse resultado ainda pode aumentar em 2013. Como a estimativa leva em conta a produção e os preços no mês, é possível que ocorram reajustes durante a safra”, afirmou o coordenador de Planejamento Estratégico de AGE do Mapa, José Garcia Gasques, lembrando que o valor previsto em fevereiro ainda é o maior da série histórica do VBP iniciada em 1997.

Os resultados regionais mostram uma redução momentânea do valor da produção no Norte do país, de 1,18%, e crescimento nas demais regiões. O Centro-Oeste e o Sul lideram os aumentos previstos no valor este ano. No Sul, a alta prevista é de 37,4 % e no Centro Oeste de 13,4 %. Vários produtos são responsáveis pelo bom desempenho dessas regiões, como soja, milho, tomate, feijão e frutas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário