Novo ministro da Agricultura vai privilegiar pequeno produtor de leite

Publicado em 18/03/2013 21:16
Antônio Andrade também destacou que fomentará o uso de tecnologias sustentáveis
O novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, destacou que entre as prioridades da gestão à frente da pasta estará o trabalho para aumentar a renda do trabalhador no campo e o fomento ao uso de tecnologias sustentáveis para os produtores rurais que abastecem o mercado interno. O anúncio foi feito durante a cerimônia de transferência de cargo ocorrida nesta segunda-feira, 18 de março.

Antônio Andrade ressaltou que dará ênfase no apoio à parcela de produtores rurais que não tem acesso à mecanização intensiva e cuja produção é voltada para o abastecimento do mercado interno. "Cito, por exemplo, o setor lácteo. O leite é um importante segmento que fixa o homem no campo", afirmou.

Ele enfatizou também a atenção voltada ao uso de novas tecnologias e normas que contemplem premissas de sustentabilidade, englobando aspectos econômicos, sociais e ambientais, para aumentar a produção de alimentos, gerar empregos e receitas e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

“Também é possível melhorar a competitividade dos produtos agropecuários brasileiros na fase de comercialização, processo muitas vezes comprometido devido à dificuldade de infraestrutura de transporte e armazenamento”, explicou Andrade.

Para desenvolver ações em prol do crescimento do setor, o ministro aposta no apoio do cooperativismo, da pesquisa, da assistência técnica, da defesa agropecuária e da vigilância sanitária. "Indispensável também a dedicação e o trabalho de toda a equipe de gestores e técnicos do Ministério da Agricultura e órgãos vinculados, que sempre apresentaram um trabalho de alta qualidade e cujo empenho espero contar".

Antônio Andrade agradeceu ainda ao seu antecessor, Mendes Ribeiro Filho. Segundo ele, "o bom desempenho demonstrado pela safra atual, que apresentou recorde de produção e conquista econômica e financeira para o homem do campo, tenho certeza, foi a melhor recompensa de Mendes".

Mendes Ribeiro Filho, ao passar o cargo para o novo ministro, também lembrou as conquistas obtidas durante a sua gestão. “Tivemos um Plano Safra extraordinário e com ele a maior produção de grãos obtida na história do Brasil durante a temporada 2011/12, de mais de 166 milhões de toneladas, e já estamos produzindo uma maior ainda. Se estamos colhendo tanto agora é graças ao trabalho integrado do Governo Dilma”, afirmou.

Perfil

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, nasceu em 18 de junho de 1953, na cidade de Patos de Minas (MG). É Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e produtor rural. É filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) desde 1987, sua única filiação partidária desde o início da vida pública. Foi prefeito de Vazante (MG) e deputado estadual por três mandatos. Está no segundo mandato como deputado federal, do qual se licenciará para comandar o Mapa.

Antônio Andrade é presidente da Executiva Estadual do PMDB de Minas Gerais há três anos e, em 2012, foi presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Também foi membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Federacao gaucha avalia a chegada do novo ministro

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, vai buscar contato com o novo Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, para tratar das ações prioritárias para o Rio Grande do Sul. Sperotto acredita que o ministro reconhecerá a tradição do estado na produção agropecuária e dará atenção especial para demandas importantes no momento como transporte e armazenagem da safra. “Ao demonstrar interesse em vir a Expointer, o ministro sinaliza que identificou a importância do RS”, afirmou Sperotto.

Segundo ele, se houver oportunidade para apresentação dos projetos do RS ao ministro, ele ficará motivado pelo esforço que os produtores gaúchos vem fazendo e vai colaborar para finalização da safra atual e plantio de uma nova boa safra.

Sperotto salientou que o RS estava apostando num período mais oportuno para Mendes Ribeiro Filho completar a obra no Mapa com base no desempenho dele no Ministério que pode ser testemunhado com a safra que está sendo colhida. “O auxílio do Mapa foi decisivo para o produtor desenvolver o plantio no tempo certo e com qualidade”, destacou Sperotto. Ele reconhece que o novo ministro é vinculado ao setor, mas considera que a candidatura dele na eleição de 2014 estabelece um período estreito para organizar ações na pasta. Sperotto entende que o ministro deve manter a equipe atual do Mapa, porque é do mesmo partido de Mendes Ribeiro Filho (PMDB). “Ele pode contar com a equipe que está jogando e vencendo para compor seu time e com isso abreviar a fase de transição entre o “estou chegando” e o “estou agindo”, finalizou Sperotto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa/Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário