Pesquisadores da Fundação MT estudam controle da Helicoverpa armigera

Publicado em 28/03/2013 08:08
Pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, estão trabalhando na busca por informações sobre o manejo, controle e comportamento da lagarta Helicoverpa armigera, que vem atacando as culturas de soja, milho e algodão em vários estados do Brasil e já causou prejuízos para produtores rurais, principalmente para os da Bahia, onde a incidência da praga foi altíssima nesta safra.

Após participar ativamente da identificação da espécie, agora a Fundação MT foca seus esforços em duas frentes de trabalho. A primeira é a busca por opções de manejo e controle. Além de experimento, dois pesquisadores da instituição estão na Austrália, país que já teve problemas com esta lagarta e já a tem sob controle. Eduardo Kawakami, pesquisador da Fundação MT, conta que os produtores australianos por três vezes tiveram quebra na safra do algodão por causa de problemas com pragas, inclusive a Helicoverpa, por isso hoje obedecem a risca as medidas sanitárias de manejo, conhecido como RMP (Resitance Management Plan). Esse programa tem como objetivo fundamental, evitar que ocorra o surgimento de populações de lagartas resistentes a inseticidas e principalmente as tecnologias Bts disponíveis no mercado. O pesquisador, que está na Austrália, cita que há diferenças da agricultura do Brasil e da praticada lá, mas que é possível aproveitar muito com as experiências deles.

Outras informações estão sendo levantadas pelos pesquisadores da Fundação MT. “Eles estão em contato com produtores e pesquisadores da Austrália que convivem há mais de dez anos com a Helicoverpa, conhecem o controle e podem nos dar subsídios para montarmos um plano de manejo de controle desta praga nova na agricultura brasileira. Eles também vão verificar sobre a adoção de tecnologias como uso de cultivares resistentes para combate desta lagarta”, explica Lúcia Vivan, entomologista da Fundação MT.

A segunda frente de trabalho tem o objetivo de organizar um workshop para discussão do tema passando por aspectos técnicos, manejo e controle, ameaça para o MT e experiências da classe produtora e científica com a praga.

Enquanto isso, Vivan alerta sobre a importância da classe produtora ficar atenta e tomar medidas preventivas. Monitoramento da lavoura é uma das principais recomendações enquanto não há um protocolo de manejo para controle da Helicoverpa. “Mesmo que a incidência desta praga foi pequena em Mato Grosso, a precaução é a melhor saída para quem não quer ter dor de cabeça com esta praga. Melhor agir preventivamente antes do problema se instalar no estado”.

Outra recomendação citada pela pesquisadora é uso de um produto importado liberado recentemente pelo governo brasileiro e que já é adotado no controle da lagarta em países como os Estado Unidos, Japão, União Europeia e África.

“A partir das informações que serão trazidas pelos nossos colegas da Fundação MT e mais as informações que continuamos coletando nos campos experimentais com um trabalho de investigação específico sobre a Helicoverpa, vamos poder ajudar o produtor na tomada de decisão e apresentar medidas de controle desta lagarta”, afirma a pesquisadora. Segundo ela o plano de manejo regional da praga terá como base o manejo integrado de pragas que é já usado no Brasil.

Estudo da Helicoverpa – Lúcia Vivan investiga a presença desta lagarta desta a safra 11/12. Em Mato Grosso, Vivan a encontrou na lavoura de milho na região Sul e Sudeste do estado. A presença desta praga em Mato Grosso foi considerada normal, diferente do que foi registrado na Bahia, onde desde a safra passada, ela apareceu no algodão e causou muitos prejuízos.

Nesta safra (12/13) o trabalho da entomologista começou no ciclo da soja para saber qual a espécie da praga, se era zea, gelotopoeon ou armigera. “No primeiro momento avaliei a presença de lagartas da Helicoverpa, porque a olho nu ela se parece com a lagarta da maça (Heliothis virescens). Depois com a confirmação que ela estava presente na lavoura, passei a fazer amostras para identificar a espécie”, relata a entomologista.

Um trabalho conjunto da Fundação MT, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Embrapa possibilitou a identificação da espécie da Helicoverpa presente em lavouras além de soja, milho e algodão, nas de feijão, sorgo e milheto no Brasil.

“Nós avaliamos a presença da lagarta, realizamos coleta, fizemos separações dos machos e fêmeas, investigamos as ações dela nas lavouras, mandamos amostras coletadas nos campos experimentais para um taxonomista, e por fim o trabalho em conjunto possibilitou a identificação da espécie”, explana Vivan.

De acordo com a pesquisadora a lagarta é muito agressiva, ataca folhas das plantas, vagens e consomem os grãos, na cultura do algodão se alimenta das folhas, flores e maças. “Há relatos de produtores na Bahia que chegaram a fazer mais de seis aplicações de inseticida. É uma praga com alta capacidade para adquirir resistência. Por isso é importante a união neste momento de todos, governo, entidades de classe, instituições de pesquisa, produtores e empresas para a montagem de um plano de controle imediato da Helicoverpa”, finaliza Vivan.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fundação MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário