Exportações brasileiras de soja e milho até a quarta semana de março

Publicado em 01/04/2013 10:04
As exportações brasileiras de soja atingiram, até a quarta semana de março, 2,79 milhões de toneladas, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No acumulado de fevereiro, os embarques do país totalizaram 959,6 mil toneladas.

A China segue como principal parceiro do Brasil no comércio da oleaginosa. No entanto, o gargalo portuário impede que as exportações acompanhem a velocidade com que o grão, da nova safra, chega ao mercado.

Esse é um dos motivos pelos quais a média diária de embarques está abaixo da verificada em 2012. A média diária dos últimos dezesseis dias foi de 174,8 mil toneladas, ante 192,6 mil toneladas em março de 2012, queda de 9,2%.

No caso do milho, o Brasil exportou 1,3 milhão de toneladas até a quarta semana de março. Este volume é 367,0% maior que o consolidado em março em 2012, quando o país embarcou 278,3 mil toneladas.

O volume diário exportado na quarta semana de março aumentou em relação às semanas anteriores do mesmo mês, mas ainda está abaixo da média diária de fevereiro deste ano.

A entrada da safra 2012/2013 de milho no mercado força os produtores a venderem o grão. Esse fato tem colaborado com a queda dos preços.

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agronegócio de SC se une em apoio ao povo gaúcho
Governo do ES lança edital com R$ 10 milhões em recursos para pesquisa agropecuária
Taxas futuras de juros sobem antes de Copom e com projeção maior de IPCA 2025 no Focus
RS já tem mais de R$ 80 mi em perdas na agropecuária e danos foram apenas parcialmente levantados
Nível atual dos juros esfriará demanda nos EUA, diz Barkin, do Fed