Questão ambiental: MP move ações contra 27 frigoríficos em três estados

Publicado em 14/04/2013 18:33
em veja.com.br

MP move ações contra 27 frigoríficos em três estados

Empresas não assinaram o termo de ajustamento de conduta para a regularização ambiental da cadeia produtiva da carne no Bioma Amazônico

Frigoríficos devem se comprometer a deixar de abater e comercializar animais oriundos de áreas embargadas pelo Ibama(Dario Lopez-Mills/AP)

O Ministério Público Federal acionou judicialmente 27 frigoríficos em Mato Grosso, Roraima e no Amazonas que não assinaram o termo de ajustamento de conduta para a regularização ambiental da cadeia produtiva da carne no Bioma Amazônico. O acordo prevê que os frigoríficos se comprometam a deixar de abater e comercializar animais oriundos de áreas embargadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) por desmatamento ilegal e de fazendas localizadas dentro de terras indígenas ou que constam da lista suja do trabalho escravo. O prazo de adesão ao acordo com o MPF venceu no dia 5 de abril.

Segundo o Ministério Público, o cruzamento de dados das guias de transporte, que trazem a informação do local de origem e o destino para o abate, mostrou que esses frigoríficos compraram animais de fazendas em situação irregular de desmatamento, sem licenciamento ambiental, constantes da lista suja do trabalho escravo e localizadas dentro de terra indígena.

Em Mato Grosso, o acordo vem sendo discutido desde 2009 com as entidades que representam o setor de carnes, como a associação brasileira da indústria frigorífica (Abiec) e sindicatos ou diretamente com os frigoríficos de médio e grande porte. Os frigoríficos Independência, JBS e Marfrig assinaram, em 2010, o termo de ajuste de conduta, que foi substituído neste ano pelo acordo único proposto pelo Ministério Público para as 38 empresas de Mato Grosso.


Celebridades no leilão

Gugu: em maio, bolada no bolso com pecuária

Marcada para maio em Uberaba, a ExpoZebu 2013 será um verdadeiro desfile de celebridades faturando com a venda de gado. Gugu, Zezé Di Camargo e Luan Santana
colocarão seus animais entre os 200 que serão leiloados no evento. A expectativa é de arrecadação total de 50 milhões de reais.

Por Lauro Jardim
Fonte: veja.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom dia Agro 07/05/24 - O que há de mais relevante na agricultura e no agronegócio
Embrapa vai coordenar evento do G20 que reúne instituições de pesquisa agrícola dos cinco continentes
Governo prepara linha de crédito para famílias no Rio Grande do Sul
"Tragédia sem precedentes no campo", dizem pequenos agricultores do RS
Ceasa/RS retoma as operações no CD da Farmácias São João, em Gravataí