Arroz: Clima seco deve favorecer a colheita no RS

Publicado em 28/04/2013 19:58
O tempo seco com sol irá predominar na maioria dos dias o que irá favorecer na colheita do Arroz, favorecendo as operações mecanizadas de corte, trilha e transporte dos grãos. Também a secagem do arroz colhido é muito favorecida pela baixa umidade relativa do ar, reduzindo os custos e melhorando a eficiência da secagem. 

Como a colheita do arroz está na reta final, o tempo bom irá ajudar os produtores a concluir essa etapa decisiva para que o produto tenha excelente qualidade e menores perdas no campo e redução de custos com a secagem. 

A colheita da soja também está em andamento na metade sul do RS, e por ser uma cultura mais sensível ao excesso de umidade no grão, as condições de clima mais seco favorecem os serviços de campo e a manutenção da qualidade do produto colhido. 

Neste período está sendo previsto apenas um sistema frontal que deverá provocar chuva entre os dias 26/04 e 27/04. Este sistema entrará pela Campanha e depois avança para as demais regiões. Nesta primeira avaliação os volumes serão baixos. O ar quente começa a ingressar pelo Oeste deixando as temperaturas próximas dos 30°C, especialmente a partir do dia 21/04. No Leste ainda pela influencia do ar frio que estará sobre o mar às temperaturas não sobem muito durante a tarde com máximas entre 25°C e 27°C. 

Assim, as temperaturas estarão típicas de outono, com ar frio pela manhã, e ar quente durante à tarde. Estendendo um pouco mais a previsão em relação às temperaturas é esperado mais uma onda de frio intenso no que deverá provocar geada em várias regiões do Estado a partir da segunda semana de maio.
Fonte: Irga (RS)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas