Proposta isenta de IPI microtratores comprados por produtores rurais

Publicado em 02/05/2013 19:02
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4967/13, do deputado Policarpo (PT-DF), que isenta de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os microtratores comprados por produtores rurais.

Para garantir a isenção, os microtratores terão que ser fabricados no Brasil e possuir motor com potência máxima de 15 CV. Eles deverão ser utilizados única e exclusivamente na agricultura.

Cada propriedade rural poderá ter no máximo dois veículos adquiridos nessas condições, e o segundo microtrator só poderá ser comprado em dois casos: se já tiverem passado mais de dois anos desde a última compra, ou quando a nova aquisição ocorrer após a venda de microtrator adquirido com essa isenção há mais de sete anos pelo mesmo agricultor.

O produtor rural terá ainda de pagar o IPI se quiser vender, antes de sete anos contados da data da compra, os veículos adquiridos com o benefício.

A proposta também assegura a manutenção do crédito do IPI relativo às matérias-primas e aos produtos intermediários utilizados na industrialização dos microtratores.

Policarpo argumenta que os agricultores precisam de novos incentivos para inserção de novas tecnologias no campo. “Não podemos conceber que, no Brasil, o custo de um microtrator seja o de um carro popular, ou seja, cerca de R$ 22 mil, enquanto na China o mesmo microtrator custa R$ 3 mil”, ressalta o deputado.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Wall St abre com pouca variação em sessão pós-Natal
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas