Na Folha: Dilma trocará presidente da Funai após os protestos no MS

Publicado em 03/05/2013 09:44 e atualizado em 03/05/2013 10:38
Informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo desta sexta-feira, 3 de maio.
A troca de comando da Funai está publicada na coluna PAINEL, coluna da página de Opinião do Jornal Folha de S. Paulo (edição desta sexta-feira). Abaixo o texto na íntegra:

Troca 1 - Após ouvir protesto de produtores rurais no Mato Grosso do Sul e no Paraná contra estudos de demarcação de terras indígenas pela Funai, Dilma Rousseff decidiu mudar a cúpula do órgão.

Troca 2 - Os ruralistas reclamam que o órgão incentivou a invasão de fazendas por índios em áreas onde não viviam antes do início dos estudos. Será a segunda troca na Funai sob Dilma. Marta Azevedo substituiu Márcio Meira em 2012.

No blog Questão Indígena

Portal Olhar Direto: Expulsão de produtores rurais da Suiá-Missu teve ajuda decisiva da Igreja católica, diz Secretário de Dilma

Por Vinícius Tavares

O ministro-chefe da Secretaria Geral de Governo da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve participação decisiva na desocupação na da Fazenda Suiá Missú, ocorrida em dezembro passado.

Clique aqui para ampliar!

A declaração aconteceu durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, ne última quarta-feira (13), em Brasília. Gilberto Carvalho ministro destacou as boas relações entre o governo e a entidade máxima da Igreja Católica no Brasil. Como exemplo o Ministro citou o episódio da expulsão dos produtores rurais da área considerada pela Funai como reserva indígena Maraiwatsede, na região do Araguaia. “A reintegração em Maraiwatsede ocorreu graças à intervenção profética de dom Leonardo (Steiner) e de outros membros da CNBB, o que demonstra suas estreitas relações com o governo”, disse Gilberto Carvalho.

A manifestação ocorreu diante de uma platéia formada por representantes de comunidades indígenas do Distrito Federal, de jovens ligados à Pastoral da Juventude, além de membros da CNBB e jornalistas. Dom Leonardo Steiner é o secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e foi bispo em São Félix do Araguaia. Segundo Gilberto Carvalho, teve participação efetiva na negociação para a desocupação da área que era ocupada por centenas de famílias da gleba Suiá Missú.

Beneficiados com a desocupação pelos não índios, os xavantes devem ocupar a reserva a partir de fevereiro. 

Veja aqui algumas pessoas que foram expulsas da Suiá-Missu (no G1-MT):


Paulo Maldos e Gilberto Carvalho comemoram expulsão dos produtores da Suiá-Missu

Pouco mais de dois meses após concluir o processo de expurgo dos produtores rurais da antiga Fazenda Suiá-Missu, no norte de Mato Grosso, o governo federal promoveu ontem, sexta-feira (5), um ato para comemorar a entra da área aos Xavante.

Com ilustres presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, que foi consultor do Conselho Indigenista Missionário e é exmarido da atual presidente da Funai, e do secretário nacional de Saúde Indígena, Antonio Alves, além de representantes do Ministério da Justiça e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo Maldos, o ato marca o fim do processo de expulsão dos não-índios da área. Antes do início da operação, alguns produtores e líderes políticos chegaram a anunciar que as pessoas não deixariam a área pacificamente. “Não se trata de uma devolução qualquer. Esse foi um processo histórico”, diz Maldos.

Maldos justifica a violência com os não índios. “A meu ver, essa questão de fazer justiça aos direitos indígenas reconhecidos pela Constituição Federal é, mal comparando, como o reconhecimento a um pedido de anistia, quando o Estado reconhece que uma pessoa foi agredida em seus direitos e merece um marco [ato] formal”, explica Maldos. Para ele, o reconhecimento por parte do Estado ao direito dos índios xavantes à área é irrevogável.

Outro que comemorou a expulsão dos produtores rurais foi o bispo vitalício da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga. “Pelo menos nessa hora a Justiça valeu”, disse o velho bruxo, hoje com 85 anos idade. Para o bispo, o caso da expulsão dos produtores da antiga Fazenda Suiá-Missu significou o cumprimento do compromisso do governo com a justiça para com o povo xavante.

Uma análise elaborada sobre o processo o caso Suiá-Missu por Casaldáliga e os demais membros da Prelazia sugere ao governo federal que a conduta adotada para expulsar os produtores rurais se torne modelo, exemplo para demais casos de atuação da política indigenista nacional. O relatório produzido pela Prelazia foi oficialmente entregue ao ministro Gilberto Carvalho no evento.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FSP + blog Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Vânia Minglin Caarapó - MS

    Precisamos se unir cada vez mais, a união faz a força.

    Com fé nós agricultores venceremos, Deus está do nosso lado, Maria passa na frente e abre nossos caminhos.

    Chega de injustiça, precisamos viver num mundo de paz e não de GUERRA.

    0
  • Adoniran Antunes de Oliveira Campo Mourão - PR

    Oxalá o novo papa, expulse e excomungue todos esses bispos"vermelhos",comunas mesmo, entre eles principalmente esse tal de Pedro Casaldáliga, que se nao me engano é espanhol, e canta de galo aqui no Brasil.É por este e outros, que cada vez mais distancio-me da igreja católica.Estes comunistas dee merda tipo casaldáliga e cia. nao somam nada.Continuo católico,mas minhas preces e confissoes as realizo diretamente a Jesus.Como é que me confessaria para um desgraçado como este bispo, se ele peca muito mais que nós simples mortais?

    0
  • Almir José Rebelo de Oliveira Tupanciretã - RS

    João Batista, não sei qual a pior das últimas situações: 1) O prefeito de Porto Alegre José Fortunatti elegeu o Kiko para ser o Cidadão propagandista da Copa da cidade de Porto Alegre. O Kiko que é da turma do Chaves, achou o Fortunatti muito parecido com o seu Madruga embora esteja mais para professor Girafalles! Há uns 5 anos atrás eu recomendava ás nossas entidades que aproveitassem a Copa do Mundo Verde que aconteceria no Brasil em 2014 para mostrarmos para o mundo essa qualidade de carne, de churrasco da pecuária gaúcha. Vamos perder essa oportunidade por incompetência nossa! 2)Nossa safra de soja não é tudo isso que estão falando, veranico e ferrugem estragaram a festa. 3)Saber que os Bispos ajudaram a Funai cometer um crime contra a propriedade, contra a democracia e contra a soberania no Brasil expulsando os produtores de suas terras para entregar para índio não sei de onde a mando do esquema de ONGs contra o desenvolvimento brasileiro, é demais!. A presidenta substituir a presidenta da Funai faz parte do esquema proposto pelas próprias ONGs:" Daremos o golpe, substituiremos a presidenta da Funai e os bobos desistem da CPI da Funai e tudo fica por isso mesmo". Enquanto isso, os Bispos continuarão fazendo do "Altar" um palanque para falarem bobagens contra nosso desenvolvimento, coisa de envergonhar o Senhor das Alturas que disse conforme Gênesis capitulo 1 versículos... Eu criarei a Terra para que plantes alimentos e sirvam de sustento sempre.... Amém

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    a eleição é ano que vem temos que fazer barulho agora para por ordem na casa que agora comesou doer a perda de votos só assim consiguiremos reverter essa loucura da funai

    0
  • Laiz Ciceri Caarapó - MS

    Já estamos vendo os resultados! é isto ai produtores, vamos nos unir!!!

    0