Aprosoja apoia a instalação da CPI do Fethab

Publicado em 15/05/2013 15:14

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) apoia a instalação da CPI do Fethab (Fundo Estadual de Transportes e Habitação) proposta pelo deputado estadual Márcio Pandolfi (PDT).  Esperamos que esta Comissão Parlamentar, que tem como objetivo investigar a aplicação dos recursos do Fethab, esclareça à população do estado onde e como estão sendo aplicados os mais de R$ 700 milhões arrecadados somente neste ano por este fundo.


Este fundo, arrecadado sobre a produção de soja, algodão, boi, madeira e na comercialização de óleo diesel, é uma inovação tributaria única, só presente no estado de Mato Grosso.  Não somos contrários à sua existência, mas entendemos que o fundo deve se destinar às finalidades propostas originalmente na data de sua criação: investimentos em estradas e financiamento de habitações populares.  Ao invés disso, o que vemos atualmente é o total descaso com as estradas mato-grossenses, que em muitos pontos do estado chegam a ser intransitáveis, causando muitos prejuízos, dificuldade de locomoção, insegurança e enormes transtornos a toda a sociedade.
Considerando que transparência e responsabilidade nos gastos públicos são responsabilidades dos gestores públicos, a Aprosoja entende que o governo estadual precisa vir a público prestar contas sobre a utilização dos valores arrecadados pelo Fethab, que, claramente, não estão sendo investidos no seu fim original. Pedimos o apoio dos deputados estaduais para implantar esta comissão e oferecemos nosso apoio para acompanhá-la e contribuir no que for necessário.
 
Carlos Fávaro
Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja)

Fonte: Aprosoja MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Máquinas compactas para café e citros são destaques da Massey Ferguson na Agrishow 2024
Campos Neto vê tempos mais difíceis para banqueiros centrais em meio a pressões fiscais
Agrishow 2024 vai marcar uma virada de chave na expectativa do produtor rural
Produtores agora chegam com mais maturidade empresarial para buscar ferramentas financeira
Agrishow 2024: Entrega simbólica de tratores a produtores rurais emociona na abertura da feira