Embrapa apresentará tecnologias para agricultura familiar e empresarial durante o Entec$

Publicado em 21/05/2013 08:02

Entre os dias 21 e 24 de maio será realizado na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT), a edição de 2013 do Encontro Nacional de Tecnologias de Safras (Entec$). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária participará do evento com palestras, capacitações, um Balcão de Negócios de Soja e com uma vitrine tecnológica com opções de tecnologias tanto para os grandes produtores mato-grossenses quanto para a agricultura familiar.

Em metade desta vitrine, que tem 4mil m², foi implantada uma unidade demonstrativa de olericultura e fruticultura, conduzida pelas parceiras Empaer e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Neste espaço são apresentadas tecnologias que estão sendo passadas aos agentes de assistência técnica e extensão rural do estado por meio de capacitações continuadas conduzidas pela Embrapa. Além disso, os visitantes poderão ver no campo cerca de 30 espécies adaptadas para o cultivo no estado.

Na outra metade da vitrine serão apresentadas cultivares desenvolvidas pela Embrapa de culturas anuais que podem ser utilizadas na sucessão à soja, como algodão (BRS 286, 293, 335, 372), feijão comum (BRS Estilo, Notável, Ametista e Valente), feijão-caupi (BRS Itaim, Nova Era, Guariba, Tumucumaque), sorgo (BRS 322, 655, 511), milho (BRS 1060) em consórcio com braquiária ou crotalária, amendoim (BRS Havana e BR 1), gergelim (BRS Seda), girassol (Embrapa 122, BRS 324 e híbrido BRS 323) e capim elefante (BRS Canará e Kurumi).

Uma equipe da Embrapa estará de plantão nesta área demonstrativa durante todo o evento para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas visitantes.
 
Programação técnica
 
Além da área demonstrativa, a Embrapa participará do Entec$ com palestras abertas ao público e com a realização, em parceria com a Aprosoja, de um módulo da capacitação continuada de técnicos atuantes nas cadeias produtivas dos grãos, fibras e integração lavoura-pecuária-floresta.
A capacitação será nos dias 23 e 24. No dia 23, as atividades ocorrerão durante todo o dia no auditório da Fundação Rio Verde. O foco será na apresentação da metodologia de trabalho e na exposição de alguns resultados de pesquisas, como a de manejo integrado de pragas, conduzida pelo pesquisador Rafael Pitta, em uma propriedade de Sorriso. Já no dia 24 a programação será somente durante a manhã contará com uma palestra sobre “Manejo de plantas daninhas tolerantes e resistentes”, apresentada pelo professor da UENP Robson Ozipe e pelo pesquisador da Embrapa Soja Fernando Adegas. A palestra será na tenda principal do evento, aberta à participação de todos os visitantes do Entec$.
 
Balcão de Negócios de Soja
 
A Embrapa ainda estará presente no Entec$ com o estande na tenda central, onde será montado um Balcão de Negócios de Soja. Este será um espaço para técnicos e produtores conhecerem as cultivares da Embrapa desenvolvidas para Mato Grosso e estabelecerem novas parcerias e negócios. O balcão conta com as instituições parceiras Fundação Triângulo/Epamig, Fundação Cerrados/Fundação Bahia e CTPA/Emater-GO. O objetivo da Embrapa é aproximar-se do produtor, principal demandante das tecnologias ofertadas ao campo, além de fortalecer o elo entre sementeiros e produtores de grãos. Nesse espaço, o visitante poderá conhecer mais detalhes sobre as cultivares, obter material de apoio e os contatos comerciais para aquisição de sementes.

Fonte: AI Embrapa Agrossilvipastoril

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conversa de Cerca #130 - 20 anos após viver enchente severa no RS, advogada agora auxilia produtores no estado
Projeto aprovado na Câmara criminaliza luta por terra, critica MST
Santa Catarina completa 17 anos como “Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”
Com expectativas de crescimento, mercado de fertilizantes especiais gera R$22,6 bi. em 2023
Governo de SC: empresa catarinense de apoio aos produtores rurais adota “irmã” gaúcha para ajudar agricultores do Rio Grande do Sul