Relator vota contra emissão de cinco receituários agronômicos

Publicado em 24/05/2013 18:54

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), relator do Projeto de Lei nº 3.060/2011 que altera a lei nº 7.802, de 11/07/1989, para disciplinar o receituário agronômico, defendeu a rejeição do referido projeto.

Dentre as alterações sugeridas, o PL estabeleceria a emissão de, no mínimo, cinco vias de cada receita agronômica, a destinação das vias aos órgãos públicos e a análise e emissão de relatório anual acerca da comercialização e utilização de agrotóxicos. As vias, segundo o PL, seriam destinadas ao comprador, ao estabelecimento vendedor, ao Ministério da Agricultura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgão estadual competente.

Em defesa à rejeição do PL, o deputado relator, Valdir Colatto, argumentou que a intervenção de um profissional habilitado no momento da venda do agrotóxico é a garantia de que será prescrito o produto correto e de estrita necessidade para a boa condução da safra. Segundo Colatto a Lei 7.802/1989 diz que “a de agrotóxicos e afins aos usuários será feita através de receituário próprio, prescrito por profissionais legalmente habilitados” e, que o profissional que não prescrever adequadamente a receita agronômica, bem como o comerciante que descumprir as exigências legais ou o produtor que não observar as prescrições técnicas estará sujeito à pena de reclusão, multa e outras sanções.

"Temos ainda o mito de que o Brasil é o primeiro na utilização de agrotóxicos, o que é uma mentira. O Japão é o primeiro e o Brasil está em 7º nesse ranking", assegurou Colatto. O relator destacou também que “o agricultor brasileiro, em regra, aplica o produto fitossanitário por estrita necessidade, de acordo com as recomendações, pois herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros agroquímicos tem custo elevado e por essa razão nenhum produtor rural emprega quantidade maior que a necessária”.

O voto do relator Colatto foi acatado pelos demais membros da Comissão e o Projeto de Lei foi derrubado.

Fonte: AI deputado Valdir Colatto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

União Europeia toma decisão sem base científica, sem causa e sem efeito ao vetar exportações de carne de todo o Brasil, afirma Daniel Vargas
Harven leva delegação ao IFAMA World Conference 2026, na Irlanda
Bahia Farm Show celebra 20ª edição histórica com anúncios do governo de investimentos para o agro
USDA confirma três casos adicionais de bicheira nos Estados Unidos
Comitiva brasileira leva experiência com biológicos agrícolas aos EUA
Israel busca influenciar negociações de paz ao desafiar Trump com ataques ao Irã