Estados avançam em políticas locais para irrigação

Publicado em 11/06/2013 14:10
Minas Gerais e Rio Grande do Sul firmam acordo com Ministério da Integração para elaboração de planos estaduais. IICA e governo federal elaboram estudo que mostrará situação da atividade no país

Após a sanção presidencial da lei que cria a Política Nacional de Irrigação, em janeiro, o país terá um retrato da atividade em seu território. O assunto foi discutido na quinta (06) e sexta-feira (07) durante o II Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável, em Belo Horizonte.
 
O estudo, em elaboração pela Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), do Ministério da Integração Nacional, e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) terá um papel estratégico na formulação de políticas públicas setoriais de agricultura irrigada. O documento deve ser concluído no segundo semestre deste ano.
 
Na ocasião do evento, o representante do IICA no Brasil, Manuel Otero, salientou a importância estratégica da consolidação do Brasil como “celeiro do mundo com inclusão social”. Para isso, destacou, “a agricultura brasileira deve dar um salto de qualidade, elevando todo seu potencial produtivo”.
 
Durante o seminário, o Ministério da Integração Nacional e os governos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul firmaram acordo de cooperação para a elaboração dos Planos Diretores de Irrigação locais com indicadores, metas e prioridades. “O desafio da implementação destes planos é promover, unificadamente, a reserva, a conservação e o uso sustentável da água para irrigação", enfatizou o secretário Nacional de Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, Guilherme Orair no encerramento do evento.
 
O Ministério da Integração Nacional trabalha ainda pelo desenvolvimento dos planos do Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. O Paraná, por sua vez, já está em processo de licitação para a elaboração do projeto.

Fonte: IICA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista